sábado, 31 de outubro de 2015

Policlínica de Cataguases faz campanha pelo Novembro Azul com palestras sobre câncer da próstata

Integrando a campanha nacional divulgada pelo Ministério da Saúde chamada Novembro Azul, alusiva ao alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer da próstata, a Policlínica Municipal programou duas palestras: A primeira acontecerá no próximo dia 11 de novembro, quarta-feira, às 9 horas da manhã, com o médico urologista Marcos Chaves e a segunda no dia 18, também uma quarta-feira, às 7 horas da manhã, com o médico urologista Walter Ritti Dias Júnior. 

Os encontros vão acontecer na sala do Centro de Especialidades da Policlínica. “Devido ao sucesso de eventos com este tipo de formato, com as palestras aproveitando os horários das consultas e atendimentos de rotina, optamos por manter essa iniciativa pelo segundo ano consecutivo”, explicou a coordenadora daquela unidade de saúde, Maria Francisca de Brito Nascimento.

Ela esclareceu ainda que, “mais do que palestras, a ideia é fazer com que esses encontros sirvam para promover um diálogo aberto e informal que aproxime médicos e pacientes, com orientações gerais sobre medidas de prevenção e esclarecendo as maiores dúvidas e questionamentos dos usuários dos serviços de saúde". 

Sobre o Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no homem, atrás apenas dos tumores de pele. É o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A estimativa do Inca é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados. 

A recomendação é que homens a partir de 50 anos façam os exames preventivos anualmente.

Descendentes de negros e indivíduos com histórico familiar de câncer de próstata, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção aos 45 anos. 

Quando diagnosticada precocemente, as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Fonte: Jornal Cataguases

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II