sábado, 17 de outubro de 2015

Rios cada vez mais secos com as altas temperaturas e longa estiagem deixam municípios da Zona da Mata Mineira em estado de alerta

A longa estiagem que a região sudeste tem passado, somado ao aumento do consumo de água devido ao forte calor, faz com que o abastecimento fique prejudicado. Sabe-se que, conforme os institutos meteorológicos, em 2015, irá chover menos que em 2014, em função do fenômeno El Niño, o que tem assustado as pessoas que veem rios e lagos da região, simplesmente desaparecerem.

Foto: Comunicação SAAE Viçosa/Divulgação
Na Zona da Mata Mineira, várias cidades tem adotado ao sistema de rodízio para tentar amenizar os efeitos da seca. É o caso de Juiz de Fora, Viçosa, Ubá, Recreio, Visconde do Rio Branco e Astolfo Dutra.

Em Juiz de Fora, o rodízio completa neste sábado (17), um ano.

Em Visconde do Rio Branco, o rodízio começou dia sim, dia não, e agora já tem bairros que ficam sem água por 48 horas.

Em Ubá, os pontos de captação, estão operando com aproximadamente 46% da vazão normal. A prefeitura espera que a Copasa termine a implantação de poços artesianos como prometido, que seriam em torno de 16, mas até o momento apenas 3 foram implantados.

Em Astolfo Dutra, a captação está em 71% da vazão, mas algumas regiões já estão tendo os registros fechados por aproximadamente 12 horas.

Os municípios de Guidoval e Lima Duarte, estão entre os 109 municípios do Estado que decretaram situação de emergência, por causa da estiagem, conforme dados desta sexta-feira da Defesa Civil do Estado.

Rodízio

Ubá

Neste dia 17/10/2015, serão fechados os registros que abastecem os bairros:

REGIÃO 7: De 9h do dia 17/10 às 09h do dia 18/10
Fazendinha, Rosa de Toledo, José Pires da luz, Santa Rosa, Cohab (Parte alta) Cibraci (parte alta) Antonio Bigonha, Santana, Vale do Ipê, Alto do Ipê, Cità de Lucca, Cidade Jardim.

O restabelecimento do abastecimento ocorre de forma gradativa.

Astolfo Dutra

Neste dia 17/10/2015, serão fechados os registros que abastecem os bairros:

REGIÃO 2: De 06h do dia 17/10 às 06h do dia 19/10
Bairros: Centro, Pç, Gutenberg Henriques, Rua João Almada, Pç, Atílio Bonfante, Rua Alencar Ribeiro, Jardim Ideal, Sitio Ideal, La−Ville,  Manoel Figueiredo Linhares, Nossa Senhora de Fátima, Passaredo, Vila Paschoal, Distrito Industrial II.

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II