sábado, 24 de outubro de 2015

SMCC promove noite de autógrafos do livro "Nos Domínios de Hipócrates" de Inácio Frade

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC), promoveu na noite desta sexta-feira (23), no Jardins d´Avenida, localizado na Avenida Astolfo Dutra, 555, a noite de autógrafo do livro "Nos Domínios de Hipócrates", de Inácio Frade. 

Lançado em 18 de outubro de 2014 para a comunidade médica, o livro é agora, no mês em que se comemora o dia do médico, disponibilizado oficialmente para toda população.

Trata-se de um resgate da história da medicina em Cataguases, tendo como base, atas, estatutos, listagens, estatísticas, oficios, memorandos, notícias de jornais e fotografias antigas. O trabalho eterniza passagens de personagens que atuaram na medicina e na política cataguasense, trás ícones da medicina local como o Dr. Walter Gomes Rosa, Edison Resende, além de cataguasenses como o Dr. Alípio Correa Neto que foi o primeiro presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Medicina, personagens como boticários, curandeiros e raizeiros e acontecimentos que se perderam com o tempo. Um DVD acompanha o livro com fotos e depoimentos de médicos como o Dr. Edson de Abreu.

Inácio Frade disse com exclusividade para o Site Mídia Mineira, que a ideia de confecção do livro, partiu da Dra. Maria Ângela Girardi, então presidente da SMCC, buscando resgatar a história da medicina e cirurgia em Cataguases que teve seu início em 25 de agosto de 1951. A partir dessa ideia, vários documentos que se encontravam em poder da SMCC e de famílias de médicos foram reunidos, realizando um trabalho de pesquisa que durou 2 anos e meio. "Alguns nomes importantíssimos para história da medicina de Cataguases, de uma certa forma foram 'negligenciados' pelos memorialistas e historiadores da região como por exemplo: Dr. Pio Ventania que é um médico do final do século XIX, início do século XX, Dr. Edson Vieira de Resende, descendente do Coronel Vieira e Major Vieira, Dr. Lídio, Dr. Walter Gomes Rosa, que são mais lembrados, é uma história muito rica", contou. 

Frade ressaltou que o trabalho também acabou resultando em um segundo livro, publicado em 2014, pela União das Regionais da Zona da Mata (UREZOMA), denominado "UREZOMA História e Ambiência".

O evento foi aberto pela Dra. Maria Angela Girardi, que agradeceu a todos e ressaltou a importância do livro que vem complementar a história de Cataguases, que embora possa parecer que seja do interesse apenas de um grupo específico, o livro faz ligações históricas importantes.

O Dr. Edison de Abreu Lopes, disse que o livro marca datas importantes para a história da medicina em Cataguases e destacou a criação da UREZOMA, que nasceu da vontade de promover a troca de informações entre os médicos da região, para trazer soluções eficazes a nível regional. Este é um marco importante da medicina de Cataguases que chegou a ser copiado pela Associação Médica do Estado, por várias outras associações pelo Brasil e até do exterior, ressaltou o médico.

Por último, o autor, Inácio Frade também falou ao público presente, agradecendo a todos que contribuíram, além de contar um pouco sobre o livro.

Sobre o autor

Inácio Manoel Neves Frade da Cruz, possui graduação em História e especialização em História do Brasil pela FAFIC/Cataguases. Especialização e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Ciências Sociais, também pela UFJF. Possui 6 livros publicados e tem se dedicado a pesquisas sobre a influência da religiosidade na cultura e arte da região.






Confira abaixo álbum de fotos do evento:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila