sábado, 24 de outubro de 2015

SMCC promove noite de autógrafos do livro "Nos Domínios de Hipócrates" de Inácio Frade

A Sociedade de Medicina e Cirurgia de Cataguases (SMCC), promoveu na noite desta sexta-feira (23), no Jardins d´Avenida, localizado na Avenida Astolfo Dutra, 555, a noite de autógrafo do livro "Nos Domínios de Hipócrates", de Inácio Frade. 

Lançado em 18 de outubro de 2014 para a comunidade médica, o livro é agora, no mês em que se comemora o dia do médico, disponibilizado oficialmente para toda população.

Trata-se de um resgate da história da medicina em Cataguases, tendo como base, atas, estatutos, listagens, estatísticas, oficios, memorandos, notícias de jornais e fotografias antigas. O trabalho eterniza passagens de personagens que atuaram na medicina e na política cataguasense, trás ícones da medicina local como o Dr. Walter Gomes Rosa, Edison Resende, além de cataguasenses como o Dr. Alípio Correa Neto que foi o primeiro presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Medicina, personagens como boticários, curandeiros e raizeiros e acontecimentos que se perderam com o tempo. Um DVD acompanha o livro com fotos e depoimentos de médicos como o Dr. Edson de Abreu.

Inácio Frade disse com exclusividade para o Site Mídia Mineira, que a ideia de confecção do livro, partiu da Dra. Maria Ângela Girardi, então presidente da SMCC, buscando resgatar a história da medicina e cirurgia em Cataguases que teve seu início em 25 de agosto de 1951. A partir dessa ideia, vários documentos que se encontravam em poder da SMCC e de famílias de médicos foram reunidos, realizando um trabalho de pesquisa que durou 2 anos e meio. "Alguns nomes importantíssimos para história da medicina de Cataguases, de uma certa forma foram 'negligenciados' pelos memorialistas e historiadores da região como por exemplo: Dr. Pio Ventania que é um médico do final do século XIX, início do século XX, Dr. Edson Vieira de Resende, descendente do Coronel Vieira e Major Vieira, Dr. Lídio, Dr. Walter Gomes Rosa, que são mais lembrados, é uma história muito rica", contou. 

Frade ressaltou que o trabalho também acabou resultando em um segundo livro, publicado em 2014, pela União das Regionais da Zona da Mata (UREZOMA), denominado "UREZOMA História e Ambiência".

O evento foi aberto pela Dra. Maria Angela Girardi, que agradeceu a todos e ressaltou a importância do livro que vem complementar a história de Cataguases, que embora possa parecer que seja do interesse apenas de um grupo específico, o livro faz ligações históricas importantes.

O Dr. Edison de Abreu Lopes, disse que o livro marca datas importantes para a história da medicina em Cataguases e destacou a criação da UREZOMA, que nasceu da vontade de promover a troca de informações entre os médicos da região, para trazer soluções eficazes a nível regional. Este é um marco importante da medicina de Cataguases que chegou a ser copiado pela Associação Médica do Estado, por várias outras associações pelo Brasil e até do exterior, ressaltou o médico.

Por último, o autor, Inácio Frade também falou ao público presente, agradecendo a todos que contribuíram, além de contar um pouco sobre o livro.

Sobre o autor

Inácio Manoel Neves Frade da Cruz, possui graduação em História e especialização em História do Brasil pela FAFIC/Cataguases. Especialização e mestrado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutorado em Ciências Sociais, também pela UFJF. Possui 6 livros publicados e tem se dedicado a pesquisas sobre a influência da religiosidade na cultura e arte da região.






Confira abaixo álbum de fotos do evento:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho