sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Trem de turismo mais perto de virar realidade em Cataguases

Conforme foi anunciado na audiência pública realizada na Câmara de Cataguases, no dia 27 de agosto deste ano, por iniciativa do vereador Walmir Linhares, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional (Sedegi), Alex Carvalho, deu o primeiro passo para implantação do trem turístico em Cataguases.

Na ocasião da audiência pública, motivada pelo anuncio da paralisação do transporte de minério por parte da VLI, empresa que detêm a concessão das linhas férreas da região, Alex Carvalho disse que pretendia criar um convênio intermunicipal para tentar voltar com o transporte de passageiros visando fomentar o turismo na região e que já havia recebido o apoio de outras 4 prefeituras: Além Paraíba, Leopoldina, Recreio e Volta Grande.

Na sexta-feira, 9 de outubro, o secretário representou o prefeito Cesinha Samor em reunião realizada em Juiz de Fora, no escritório da Inventariança da Rede Ferroviária Federal, com representantes dos municípios de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Chiador, Sapucaia, Além Paraíba e Três Rios, além de representantes do governo de Minas, da ONG Amigos do Trem e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), para discussão de um projeto de implantação de trem turístico entre Cataguases e o município fluminense de Três Rios.

O vereador Walmir Linhares visitou os vagões que estão
abandonados em Sinimbu
Na oportunidade, foi apresentado o projeto elaborado pela ONG Amigos do Trem, denominado "Trem da  Terra", e foi discutida a participação dos municípios e dos governos estaduais de Minas e do Rio de Janeiro na empreitada. A reunião foi conduzida pelo diretor da Inventariança da Rede Ferroviária Federal, Cláudio Boline.

De acordo com o secretário Alex Carvalho, “a proposta teve uma recepção altamente positiva, pois apresenta uma alternativa viável de fomentar o turismo nas cidades envolvidas no projeto e, consequentemente, possibilitar maior injeção de recursos na economia desses municípios, refletindo também em nível estadual”. Ele informou ainda que os participantes do encontro elaboraram e já assinaram um Protocolo de Intenções buscando alternativas para viabilizar o “Trem da Terra”.

“Esse documento foi encaminhado para avaliação tanto da Rede Ferroviária Federal, quando dos governos estaduais de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”, explicou Alex.

O vereador Walmir Linhares, fez recentemente uma visita na região de Sinimbu, que poderia ser aproveitada para o turismo mas encontra-se com os trilhos enterrados, além de vários vagões abandonados.

Leia Também:

Câmara de Cataguases realiza audiência pública sobre a paralisação da ferrovia na região


*Com informações e foto 1 do Jornal Cataguases



A estação de Sinimbu é um exemplo que poderia ser utilizado para o turismo, gerando renda
para região mas os trilhos foram enterrados.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
23 Domingo
24 Segunda
25 Terça
26 Quarta
27 Quinta
28 Sexta
29 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Silveira Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa