xxxxx

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Delegação mineira viaja para disputa dos Jogos Escolares da Juventude no Paraná‏

Depois de passarem pelas etapas municipal, microrregional, regional e estadual, os campeões dos Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG/2015 se preparam para o principal desafio: A etapa nacional. Nesta quarta-feira (11), 77 alunos-atletas representando 33 municípios mineiros embarcaram para Londrina, no Paraná, onde disputam, a partir desta quinta-feira (12), os Jogos Escolares da Juventude para estudantes de 15 a 17 anos. Até o dia 15, os jovens mineiros participam das competições de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.

Na segunda-feira (16) é a vez das equipes das modalidades coletivas partirem para os Jogos da Juventude. A delegação composta de 82 alunos-atletas participa das competições de basquete, futsal, handebol e voleibol, nos naipes masculino e feminino, até o dia 21, quando se encerra o evento. Os times mineiros representam sete municípios: Belo Horizonte, Lavras, Passos, Monte Carmelo, Matias Barbosa, Santa Vitória e Uberlândia.

O Estado de Minas Gerais conta, nos Jogos Escolares da Juventude, com um total de 159 alunos-atletas – somadas modalidades individuais e coletivas –, 20 técnicos e oito oficiais. Estão representadas no evento 36 cidades e 65 escolas mineiras.

Jogos Escolares da Juventude.

Durante os dez dias de competição, Londrina recebe mais de 3.800 jovens atletas de 15 a 17 anos para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. A cidade de Maringá receberá as competições de atletismo, que serão realizadas no Estádio Willie Davids. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.

Anualmente, os Jogos contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.  Em setembro foi realizada a etapa nacional para jovens de 12 a 14 anos, em Fortaleza (CE).

Para o evento em Londrina, o COB selecionou 12 atletas ou ex-atletas olímpicos ou pan-americanos como Embaixadores dos Jogos: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Josuel Santos (basquete), Luciano Pagliarini (ciclismo), Lenísio Teixeira (futsal), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Diogo Hubner (handebol), Charles Chibana (judô), Aline Silva (luta), Fabiola Molina (natação), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Helia Fofão (vôlei) e Shelda Bede (vôlei de praia). A função deles é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição ainda uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será "Igualdade de Gêneros". O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres. 

Os Jogos Escolares da Juventude já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil. O evento acompanhou também o desenvolvimento de atletas como as finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo; do semifinalista Leonardo de Deus, da natação; além do jogador de basquete Raulzinho, atualmente na NBA. Já nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015, 75 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares. 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Fonte: Assessoria de Comunicação SEGOV
Foto: Divulgação/Feemg

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila