quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Casos suspeitos de microcefalia são registrados em 14 estados

O Brasil registra 1.761 casos suspeitos de microcefalia em 14 unidades da federação. Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou nesta terça-feira (8) o quarto boletim epidemiológico da doença no país. Os dados foram enviados pelas secretarias de saúde estaduais, até o último dia 5.

Pernambuco continua no topo da lista com o maior número de casos. São 804, seguido da Paraíba com 316 casos e Bahia, com 180. Os dados ainda não levam em conta os novos critérios definidos pelo ministério para definição da microcefalia, divulgados também nesta terça, com o protocolo de atendimento destinado aos profissionais de saúde em todo o país.

O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que uma das recomendações é que seja adotada a medida de 32 centímetros do perímetro cefálico, para a definição da microcefalia nos bebês, como já é recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o novo boletim, em todo o Brasil foram registradas 19 mortes relacionadas a microcefalia. A maioria no Rio Grande do Norte, onde morreram sete pessoas. As causas ainda não foram apontadas.

O número de suspeitas de microcefalia já é mais de 11 vezes maior que o registrado no ano passado, com 147 casos.

Depois da confirmação de que o surto epidêmico de microcefalia no Nordeste está ligado ao Zika vírus, as autoridades intensificaram as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que, além de transmitir o Zika, também transmite dengue e chikungunya.

No último sábado (30), o Governo Federal lançou, no Recife, o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O programa prevê a participação dos estados e municípios para conter os novos casos da malformação.
Fonte: Agencia Brasil / EBC

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II