quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Casos suspeitos de microcefalia são registrados em 14 estados

O Brasil registra 1.761 casos suspeitos de microcefalia em 14 unidades da federação. Os dados são do Ministério da Saúde, que divulgou nesta terça-feira (8) o quarto boletim epidemiológico da doença no país. Os dados foram enviados pelas secretarias de saúde estaduais, até o último dia 5.

Pernambuco continua no topo da lista com o maior número de casos. São 804, seguido da Paraíba com 316 casos e Bahia, com 180. Os dados ainda não levam em conta os novos critérios definidos pelo ministério para definição da microcefalia, divulgados também nesta terça, com o protocolo de atendimento destinado aos profissionais de saúde em todo o país.

O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que uma das recomendações é que seja adotada a medida de 32 centímetros do perímetro cefálico, para a definição da microcefalia nos bebês, como já é recomendado pela OMS, Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o novo boletim, em todo o Brasil foram registradas 19 mortes relacionadas a microcefalia. A maioria no Rio Grande do Norte, onde morreram sete pessoas. As causas ainda não foram apontadas.

O número de suspeitas de microcefalia já é mais de 11 vezes maior que o registrado no ano passado, com 147 casos.

Depois da confirmação de que o surto epidêmico de microcefalia no Nordeste está ligado ao Zika vírus, as autoridades intensificaram as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti que, além de transmitir o Zika, também transmite dengue e chikungunya.

No último sábado (30), o Governo Federal lançou, no Recife, o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. O programa prevê a participação dos estados e municípios para conter os novos casos da malformação.
Fonte: Agencia Brasil / EBC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho