segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Contran adia exigência de habilitação para condutores de cinquentinhas

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), através da resolução número 572 de 16 de dezembro de 2015, adiou a data para os condutores de ciclomotores (motocicletas de até 50 cilindradas) obterem o documento de habilitação correspondente ao veículo, para 29 de fevereiro de 2016. Após o prazo, os condutores deverão apresentar a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "A".

Em seu anexo, a resolução também altera a carga horária para habilitação na ACC  de 45 horas/aula teóricas para 20 horas/aula teóricas e de 20 horas/aulas práticas para 10 horas/aula práticas.

Para ser aprovado na prova de legislação, o candidato terá que acertar 60% das 15 questões. Já os exames de direção, seguem o mesmo padrão da categoria "A". 

Mesmo que até o fim de fevereiro, o condutor não necessite portar a habilitação, em caso de fiscalização, é obrigatório o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV).

Para mudar para categoria "A", o condutor deverá realizar 20 horas/aulas práticas.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) terão prazo de 180 dias para se adequarem e disponibilizarem veículos ciclomotores para realização de aulas práticas, conforme resolução anterior (571 de 16 de dezembro de 2015).

Clique aqui para acessar a Resolução e seu anexo na íntegra.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila