terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Dengue: Ubá está entre os quatro municípios de Minas Gerais em estado crítico

Foto: Carla Cleto / Agência Alagoas
O município de Ubá, está entre os quatro municípios de Minas Gerais considerados em situação crítica em relação à Dengue. Os outros três são: Pará de Minas, Governador Valadares e Bom Despacho. Outras 64 cidades estão em estado de alerta em Minas Gerais.

Conforme o último balanço, Ubá já tem 1.885 casos notificados da doença e 776 confirmados. Esta semana, a secretaria de saúde determinou que as unidades básicas de Saúde (UBS) dos bairros Cohab, Santa Edwiges, Schiavon e Santa Bernardete atendam exclusivamente os casos de Dengue.

Nesta terça-feira (29), o governador Fernando Pimentel, instituiu o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, com o objetivo de desenvolver ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência dessas doenças. O grupo será coordenado pelo vice-governador Antônio Andrade e terá a participação do secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, além de representantes de outros órgãos estaduais.

Além de assinar decreto criando a comissão, Pimentel também anunciou a liberação de mais R$ 30 milhões para reforçar a atuação dos agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e desenvolver ações de assistência nos municípios em situação de alerta devido à presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças. Outros R$ 36 milhões já foram disponibilizados em novembro pelo governo com o mesmo objetivo.

Ao todo, em Minas Gerais, já são 187 mil casos de dengue (confirmados e suspeitos).

Em encontro com os integrantes do comitê, Pimentel determinou a convocação dos prefeitos dos quatro municípios citados acima. Ubá corre o risco de enfrentar a pior epidemia de Dengue de sua história.

Quadro mineiro

O mosquito Aedes aegypti, é o vetor responsável por transmitir 4 tipos de virus da Dengue, além de Chikungunya e Zika. No estado, Até 23 de dezembro deste ano, foram registrados 187.043 casos prováveis de dengue e 67 óbitos. Também neste ano, foram confirmados sete casos de Febre Chikungunya em Minas, todos vindos de outros estados. Já foram descartados 129 casos e outros 23 estão sendo investigados. Até o momento, não há casos de Zika Vírus confirmados. Dos 29 notificados, cinco já foram descartados e outros 24 permanecem em investigação.

Até 28 de dezembro deste ano, 53 casos de microcefalia foram notificados no Estado. Desses, 35 já foram descartados. Outros 18 casos permanecem em investigação. A Secretaria de Saúde também vem acompanhando os casos diagnosticados como Síndrome de Guillain-Barré. Até o momento, um caso em Carangola, na Zona da Mata, está sendo investigado.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila