segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Escolas estaduais realizam escolha de diretores nesta terça-feira

Pais, estudantes e trabalhadores poderão votar no processo que acontece em 3.493 escolas do Estado

Nesta terça-feira (15 /12), escolas estaduais mineiras escolhem seus novos diretores e vice-diretores, que assumirão os cargos no ano que vem.  O processo acontece em 3.493 escolas de todo o Estado e contará com a participação de pais, estudantes e trabalhadores que atuam na escola.  As escolas ficam abertas de 8h às 20h  para a votação.

Um dos itens do acordo histórico assinado entre os trabalhadores e o Governo de Minas Gerais, em maio, o processo de escolha de direção de escola vem ao encontro da busca por uma escola ainda mais democrática e aberta à comunidade.

A ampla participação dos trabalhadores no processo de certificação – pré-requisito para o candidato ao cargo diretor de escola e que avalia conhecimento pedagógico e técnico e as competências necessárias para o desempenho do cargo – já foi um indicador da importância deste processo neste momento. Foram 10.196 candidatos habilitados a montar chapas no processo, de um total de 25.299 candidatos inscritos nesta etapa (90% deles professores).

Importante ressaltar que toda a elaboração do processo de escolha privilegiou a escuta à comunidade e sua ampla divulgação, com o recolhimento de sugestões que culminaram na Resolução 2795/2015 que normatiza o processo. Na montagem das chapas, puderam participar profissionais efetivos e não-efetivos.

Cada escola conta com uma Comissão Organizadora que acompanha todo o processo, desde a inscrição das chapas, apuração da votação e análise de recursos. Os diretores eleitos terão exercício de três anos, podendo ser reconduzidos por igual período, desde que realizado novos processos.

O processo de escolha de novos diretores não acontece nesta terça-feira em algumas escolas, como as escolas em unidades prisionais e socioeducativas e em escolas com menos de 2 anos de funcionamento, dentre outras. Para as escolas indígenas e quilombolas haverá resolução específica.

Confira dados do processo de escolha de diretores que acontece neste dia 15 de dezembro:
  • Total de escolas a realizarem escolha de direção: 3.493
  • Escolas com apenas 1 chapa concorrente: 2.085 (59,7%)
  • Escolas com 2 chapas: 1.057 (30,2%)
  • Escolas com 3 chapas: 170 (4,9%)
  • Escolas com 4 chapas: 10 (0,3%)
  • Escolas sem chapas: 171 (4,9%)



Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II