sábado, 19 de dezembro de 2015

Governo de Minas Gerais lança novo Portal para melhorar transparência

Após o Estado de Minas Gerais ter ficado na 10º posição entre os estados brasileiros e na 324º colocação no geral, perdendo para muitos municípios do brasil, no Ranking da Transparência do Ministério Público Federal (MPF), lançado este mês, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou nesta sexta-feira (18/12) o lançamento de um novo Portal da Transparência elaborado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE). 

Ao lado do controlador-geral do Estado, Mário Spinelli, o governador afirmou que, ao longo desse primeiro ano de governo, o órgão de controle fez uma reformulação de seu trabalho, o que representa um avanço significativo da transparência da gestão. O novo portal apresenta um nível maior de detalhamento, facilitando o acesso da população ao trabalho do governo.

“Acessando o portal é possível saber o salário de qualquer servidor público do Estado, além das despesas agregadas. O portal está fácil para qualquer cidadão acessar e entender a dinâmica de gastos e receitas do Estado. O Mário Spinelli reestruturou de forma permanente a Controladoria, o que foi excelente para o governo”, destacou.

Entre as novidades do Portal da Transparência está a criação das abas “Planejamentos e Resultados” e “Contas do Governador”, que disponibilizam documentos como o Programa Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), além de informações sobre a gestão fiscal do Estado. O novo site também permite aos usuários quatro possibilidades para consultar no campo “despesas”: por órgão, fornecedor, programas e função, além de gerar gráficos interativos para facilitar a compreensão dos dados. O novo portal pode ser acessado pelo endereço www.transparencia.mg.gov.br.

O estudo do Ministério Público onde Minas aparece em 10º, foi realizado entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro deste ano, e possui metodologia diferente da realizada pela Controladoria Geral da União, no Escala Brasil Transparente, que teve resultado divulgado no mês passado e Minas ocupa a 1º posição empatado com outros 6 estados.

Com informações da Agência Minas e MPF


Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila