segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Núcleo de Controle de Endemias realiza campanha para conscientizar população sobre a Dengue no município



Com o objetivo de tentar reduzir os casos de Dengue no município, o Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cataguases, realizou neste sábado (5), campanha com panfletagem nos pontos de maior circulação de pessoas no Centro da Cidade, como Praça Rui Barbosa, Calçadão e Praça Chácara Dona Catariana.

Com a intenção de sensibilizar o maior número possível de pessoas sobre o perigo da Dengue e como pode ser combatida com apenas 10 minutos por semana, os agentes realizaram campanha até o meio dia de sábado.

O Coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Alencar Norte, explicou com exclusividade para o Site Mídia Mineira que a campanha de conscientização da população, é necessária neste momento, uma vez que nas últimas 3 semanas, houve um aumento considerável de notificações no município com alguns bairros já com grande circulação viral. "Nós estamos buscando uma parceria com a comunidade, essa questão da conscientização que já estamos fazendo desde o início do ano e estamos intensificando agora com o período de chuva, para evitar a dispersão do vetor porque hoje, temos no Brasil um problema acentuado em relação a Dengue, Chikungunya, a questão do Zika que também nos preocupa. Aqui no município, não temos notificações de Zika ou Chikungunya, mas a Dengue tem aumentado, portanto, esse trabalho, vamos estender até o período de janeiro para evitar o acumulo de água nas residências" disse.

Alencar também disse que pretende realizar uma passeata de conscientização visando maior conscientização da população, tando em relação a cuidados das residências, como também, evitar de jogar lixo no chão ou terrenos baldios, pois uma simples tampa de garrafa serve para proliferação do mosquito.

Conforme o Coordenador, o número de notificações vem aumentando, pois há duas semanas atrás, eram 3 notificações, na semana seguinte, aumentou para 8 e nesta semana, nos 3 primeiros dias foram 4 notificações. 

Os bairros que estão sendo encontrados focos e que merecem atenção especial, são Antônio Justino e Riguete, mas também, teve notificação no Bandeirantes, portanto, todos os moradores devem ficar atentos e fazer sua parte, explicou.

Caso alguém queira tirar alguma dúvida a respeito da Dengue ou outras endemias, ou denunciar possíveis focos, podem entrar em contato pelo telefone: 3422-3589 ou pelo Whatsapp: 9 8430-0584.

A população pode ajudara a combater o mosquito da Dengue, tirando 10 minutos por semana para verificar:
  1. Caixas D'água;
  2. Calhas;
  3. Tampar galões, tonéis, poços, latões e tambores;
  4. Cobrir e secar pneus que não estão sendo utilizados;
  5. Limpar e incluir telas nos ralos;
  6. Limpar e secar as bandejas de ar-condicionado;
  7. Limpar e secar as bandejas de geladeira;
  8. Vasos de plantas sem pratinhos;
  9. Não acumular água em bromélias e outras plantas;
  10. Fechar vasos sanitários que não são usados constantemente;
  11. Virar os baldes com a boca para baixo;
  12. Esticar lonas de coberturas para não formar poças;
  13. Sempre tratar a água de piscinas e fontes;
  14. Verificar se não existe poças d'águas em lages.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila