terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Terça-feira será o dia mais longo do ano: É o Solstício de verão marca inicio da estação

Começou nesta terça-feira (22), às 2h48min, horário de Brasília, o verão no hemisfério sul. Esta terça-feira marca também o solstício de verão e será o dia mais longo do ano.

A palavra solstício deriva do latim "sol" e "sístere", que se traduz como permanecer quieto. É o momento em que o Sol atinge a maior declinação em altitude, medida a partir da Linha do Equador. No solstício de dezembro, em especial nas culturas romana e celta, se festejava o retorno do Sol.

Na América Latina o solstício de verão é comemorado por diversas culturas. A data, que representa um marco no Calendário Maia, que gerou uma interpretação sobre o fim dos tempos que acabou muito difundida no ano de 2012, para as culturas originárias da região andino-amazônica representa um ciclo caracterizado pelo retorno ao equilíbrio e à relação harmônica com a natureza.

A entrada do Verão marca o maior dia e a menor noite do ano. A partir daí até a entrada do Outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia da entrada do Outono o comprimento da noite é igual ao comprimento do dia – o que é chamado de "equinócio".

Cataguases

Em Cataguases, o dia iniciou nublado mas ainda pela manhã deu lugar ao sol. Existe a possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite o tempo fica aberto. O índice de incidência dos Raios Ultravioleta é extremo e a proliferação de mosquito intensa.

Acompanhe diariamente a previsão do tempo para Cataguases e região aqui.

*Com informações do EBC, Jornal do Brasil e Clima tempo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
05 - Domingo 06 - Segunda 07 - Terça 08 - Quarta 09 - Quinta 10 - Sexta 11 - Sábado
Farmacenter Drogaria Silveira - Calçadão Droganova Drogaria São Francisco N.Sra.Aparecida Brasil Sta. Tereza
N.Sra. Rosário Farmácia Cataguases II Farmanossa Farmácia Cataguases Campinho São Mateus Silveira II