terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Terça-feira será o dia mais longo do ano: É o Solstício de verão marca inicio da estação

Começou nesta terça-feira (22), às 2h48min, horário de Brasília, o verão no hemisfério sul. Esta terça-feira marca também o solstício de verão e será o dia mais longo do ano.

A palavra solstício deriva do latim "sol" e "sístere", que se traduz como permanecer quieto. É o momento em que o Sol atinge a maior declinação em altitude, medida a partir da Linha do Equador. No solstício de dezembro, em especial nas culturas romana e celta, se festejava o retorno do Sol.

Na América Latina o solstício de verão é comemorado por diversas culturas. A data, que representa um marco no Calendário Maia, que gerou uma interpretação sobre o fim dos tempos que acabou muito difundida no ano de 2012, para as culturas originárias da região andino-amazônica representa um ciclo caracterizado pelo retorno ao equilíbrio e à relação harmônica com a natureza.

A entrada do Verão marca o maior dia e a menor noite do ano. A partir daí até a entrada do Outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia da entrada do Outono o comprimento da noite é igual ao comprimento do dia – o que é chamado de "equinócio".

Cataguases

Em Cataguases, o dia iniciou nublado mas ainda pela manhã deu lugar ao sol. Existe a possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite o tempo fica aberto. O índice de incidência dos Raios Ultravioleta é extremo e a proliferação de mosquito intensa.

Acompanhe diariamente a previsão do tempo para Cataguases e região aqui.

*Com informações do EBC, Jornal do Brasil e Clima tempo

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila