sábado, 12 de dezembro de 2015

Viçosa: Diagnóstico sobre a cidade e a administração é apresentado no 'Prefeitura em Números'

Viçosa possui mais de 32 mil imóveis edificados, aproximadamente 6 mil estabelecimentos comerciais, mais de 40 mil veículos e 7 mil pontos de iluminação pública. A cidade gasta mais de 15 milhões de litros de água por dia e produz diariamente 55 toneladas de lixo. 

Esses dados e muitas outras informações sobre a cidade e administração municipal fazem parte do 'Prefeitura em Números', um projeto da Secretaria de Governo da Prefeitura de Viçosa que tem o objetivo de mostrar à população de forma didática como a cidade funciona, através de números, dados e gráficos reunidos em uma só apresentação. Além disso, a ideia é apresentar toda a estrutura da Prefeitura, além de um diagnóstico das ações do executivo e os projetos desenvolvidos por cada secretaria municipal desde o mês de outubro de 2014, quando assumiu o Prefeito Ângelo Chequer.

O projeto reúne ainda informações detalhadas sobre o dia-a-dia do executivo que geralmente não são de conhecimento público, como a evolução do orçamento; as fontes de arrecadação; os gastos em cada área do governo; a quantidade de colaboradores que a prefeitura tem; o gasto com pessoal; os números relativos às compras municipais; a estrutura física e administrativa de cada secretaria; a economia do município; as porcentagens e tipos de pavimentação; números da agropecuária; números da saúde; dados do transporte coletivo e escolar, saneamento, água, lixo, segurança pública e iluminação; além de todos os projetos de governo, como 'Prefeitura Itinerante', 'Jovem do Futuro', 'Construindo a Liberdade', 'Operação Mais Asfalto', 'Metas Trimestrais' e 'PETRA'. 

A primeira apresentação do 'Prefeitura em Números foi realizada na semana passada na Casa do Empresário de Viçosa. Mais de 30 empreendedores locais prestigiaram a apresentação feita pelo Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme. O Prefeito Ângelo Chequer e os Secretários Municipais de Desenvolvimento, Ivone Barros e de Fazenda, José Geraldo Santana, também auxiliaram na apresentação dos dados.

Após mais de uma hora de apresentação foi aberto o momento para perguntas e sugestões. Muitos empresários falaram mas não fizeram questionamentos, apenas elogiaram a iniciativa. Para o empresário Paulo Sollero, a Prefeitura surpreendeu ao tornar público dados que geralmente são escondidos da população. Ele ainda disse que com esse diagnóstico o executivo municipal mostrou que tem competência no quesito administração e ainda mostrou que é transparente e não tem nada a esconder.

A partir de janeiro de 2016, o 'Prefeitura em Números' será apresentado em todos os grupos sociais, associações, clubes de serviço e entidades constituídas no município. Lembrando que no próximo dia 18 de dezembro será o último 'Café COM Prefeito' do ano, na Casa do Empresário, onde será apresentado à imprensa local um balanço geral da administração durante esse ano.

Texto e fotos: Artur Vieira / AsCom

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila