sábado, 12 de dezembro de 2015

Viçosa: Diagnóstico sobre a cidade e a administração é apresentado no 'Prefeitura em Números'

Viçosa possui mais de 32 mil imóveis edificados, aproximadamente 6 mil estabelecimentos comerciais, mais de 40 mil veículos e 7 mil pontos de iluminação pública. A cidade gasta mais de 15 milhões de litros de água por dia e produz diariamente 55 toneladas de lixo. 

Esses dados e muitas outras informações sobre a cidade e administração municipal fazem parte do 'Prefeitura em Números', um projeto da Secretaria de Governo da Prefeitura de Viçosa que tem o objetivo de mostrar à população de forma didática como a cidade funciona, através de números, dados e gráficos reunidos em uma só apresentação. Além disso, a ideia é apresentar toda a estrutura da Prefeitura, além de um diagnóstico das ações do executivo e os projetos desenvolvidos por cada secretaria municipal desde o mês de outubro de 2014, quando assumiu o Prefeito Ângelo Chequer.

O projeto reúne ainda informações detalhadas sobre o dia-a-dia do executivo que geralmente não são de conhecimento público, como a evolução do orçamento; as fontes de arrecadação; os gastos em cada área do governo; a quantidade de colaboradores que a prefeitura tem; o gasto com pessoal; os números relativos às compras municipais; a estrutura física e administrativa de cada secretaria; a economia do município; as porcentagens e tipos de pavimentação; números da agropecuária; números da saúde; dados do transporte coletivo e escolar, saneamento, água, lixo, segurança pública e iluminação; além de todos os projetos de governo, como 'Prefeitura Itinerante', 'Jovem do Futuro', 'Construindo a Liberdade', 'Operação Mais Asfalto', 'Metas Trimestrais' e 'PETRA'. 

A primeira apresentação do 'Prefeitura em Números foi realizada na semana passada na Casa do Empresário de Viçosa. Mais de 30 empreendedores locais prestigiaram a apresentação feita pelo Secretário Municipal de Governo, Luciano Piovesan Leme. O Prefeito Ângelo Chequer e os Secretários Municipais de Desenvolvimento, Ivone Barros e de Fazenda, José Geraldo Santana, também auxiliaram na apresentação dos dados.

Após mais de uma hora de apresentação foi aberto o momento para perguntas e sugestões. Muitos empresários falaram mas não fizeram questionamentos, apenas elogiaram a iniciativa. Para o empresário Paulo Sollero, a Prefeitura surpreendeu ao tornar público dados que geralmente são escondidos da população. Ele ainda disse que com esse diagnóstico o executivo municipal mostrou que tem competência no quesito administração e ainda mostrou que é transparente e não tem nada a esconder.

A partir de janeiro de 2016, o 'Prefeitura em Números' será apresentado em todos os grupos sociais, associações, clubes de serviço e entidades constituídas no município. Lembrando que no próximo dia 18 de dezembro será o último 'Café COM Prefeito' do ano, na Casa do Empresário, onde será apresentado à imprensa local um balanço geral da administração durante esse ano.

Texto e fotos: Artur Vieira / AsCom

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil