sábado, 30 de janeiro de 2016

Cataguases: Deputada Margarida Salomão comparece a Câmara para prestar contas do mandato






Acatando uma sugestão do vereador Aquiles Branco Ribeiro em 3 de fevereiro de 2015, para que os deputados votados em Cataguases fossem convidados a prestar contas na Câmara Municipal, a deputada federal, Margarida Salomão (PT), atendeu  ao requerimento do vereador Walmir Linhares e foi a primeira a comparecer na Casa Legislativa, na noite desta sexta-feira (29), com esta finalidade.

Com a palavra, a deputada anunciou a liberação de emendas parlamentares no valor de R$ 300 mil para auxiliar no custeio de Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem utilizados na reestruturação das unidades e para aquisição de equipamentos. Conforme foi ventilado na última reunião do Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende investir este recurso na compra de computadores e ares-condicionados.

Outras ações anunciadas, foram:

  • A liberação de 5 professores para atuar no IF Cataguases que deverão serem remanejados dos Campus Rio Pomba ou Muriaé;
  • Um veículo para o Lar São Vicente de Paulo que virá para Prefeitura de Cataguases e posteriormente repassado para a entidade e;
  • Ajuda nas demandas relativas a mineração na serra da neblina onde levou a causa ao conhecimento dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e outros órgãos ambientais, no entanto, obteve a informação de que a mineração no local é totalmente legal, mas ainda pretende sugerir uma audiência pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais para tratar do assunto.


A deputada também pretende marcar um encontro com o Governador Fernando Pimentel para, juntamente com o prefeito Cesinha Samor, levar a demanda do término da "estrada da Empa" e deverá destinar, em maio, emendas parlamentares para a Associação das Mulheres Rurais, Associação dos Produtores Rurais e Mercado do Produtor.


Ela também ouviu outras demandas como audiência com o Secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, para investimentos no Pronto Socorro Municipal, conforme projeto da gestão anterior, construção de muro de arrimo para o quartel da Polícia Militar, apoio as questões dos funcionários dos Correios e soluções para as famílias que perderam os empregos após o término do transporte de bauxita através da linha férrea. Ao final, ela solicitou que todas as demandas lhe fossem encaminhadas através de ofício da Câmara Municipal.

Em entrevista para o Site Mídia Mineira, Margarida Salomão disse que veio em Cataguases justamente para prestar contas, ouvir a população e dizer qual o retorno das demandas apresentadas anteriormente. "A atividade pública, a política, é uma coisa que requer respeito, reciprocidade e é por isso que eu vim aqui. Tenho muita honra de estar nesta câmara onde sempre fui muito bem acolhida, de uma forma muito fraterna, para poder exatamente dizer o que nós fizemos pelas demandas apresentadas por Cataguases" completou.

Por último, o vereador Walmir Linhares (PSDB), autor do requerimento, agradeceu a disposição da deputada e solicitou ajuda para solucionar problemas na saúde e com relação a linha férrea. Cobrou maior apoio do governador Pimentel ao município onde ele foi muito bem votado, criticou o prefeito Cesinha por não ter comparecido e revelou estar vivendo seus últimos dias no PSDB, embora não tenha decidido ainda para qual partido irá.

Antes do comparecimento à Câmara, a deputada Margarida Salomão, esteve no município de Astolfo Dutra e ao chegar em Cataguases, visitou primeiramente o Lar São Vicente de Paulo. Em seguida, foi recebida pelo prefeito Cesinha Samor na prefeitura de Cataguases e participou de uma entrevista com o jornalista Jorge Fábio na Rádio Cataguases AM.









Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II