terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Prefeitura de Viçosa cancela carnaval oficial

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretarias Municipais de Governo e Cultura, informa que não realizará este ano a festa oficial de Carnaval no município, batizada de CarnaViçosa 2016. Devido à atual conjuntura econômica do país, a Administração Municipal considerou prudente suspender a festa de carnaval, principalmente em função da queda de arrecadação de repasses de recursos federais e estaduais, e em consequência a possibilidade de um orçamento mais restrito para as atividades essenciais dos principais serviços à população.

O Executivo Municipal fez uma avaliação em relação aos custos do evento CarnaViçosa 2016, que previa contratação de bandas de renome nacional, sonorização, palco, equipes de apoio e segurança, brigadistas, banheiros químicos e demais estruturas no valor estimado em R$ 297.800,00 (duzentos e noventa e sete mil e oitocentos reais), e decidiu direcionar esses recursos essencialmente para dois setores: 1) aquisição de um veículo modelo van adaptado para transporte de alunos portadores de necessidades especiais no transporte escolar do município; 2) recursos para a aquisição de máquinas, equipamentos, ferramentas e veículos para a Secretaria de Obras, permitindo maior estrutura para um melhor atendimento à população. 

A decisão foi tomada nesta segunda-feira (18), após reunião do Prefeito Ângelo Chequer com o Secretário de Governo Luciano Piovesan Leme, sendo que o cancelamento do CarnaViçosa permitirá priorizar a destinação destes recursos, provenientes exclusivamente de arrecadação própria, para investimentos na infraestrutura da Secretaria de Obras, possibilitando uma resposta mais rápida e eficaz aos problemas de infraestrutura do município, principalmente relacionados a pavimentação, drenagem pluvial, capina e iluminação. Da mesma forma o Departamento de Gestão de Frotas, sob coordenação da Secretaria de Governo, já havia manifestado a necessidade de aquisição de um veículo tipo van adaptado com sistema de rampa automática e espaço interno adequado para cadeirantes para transporte escolar de alunos de necessidades especiais atendidos na rede municipal de ensino. 

Embora cancelada a festa oficial, o Governo Municipal ressalta que manterá o apoio às comunidades que promoverem reuniões dos tradicionais blocos carnavalescos em seus bairros, assim como o tradicional evento religioso SEARA, que acontece há 28 anos na cidade. Para tratar detalhes sobre o apoio aos blocos, a Administração se reunirá com todos os representantes destes na próxima segunda-feira, dia 25, às 19 horas, no Espaço Cultural Hervé Cordovil, na antiga estação ferroviária. 

A Prefeitura já havia decidido desde Dezembro/15 pela não realização, neste ano, do também tradicional desfile das escolas de samba de Viçosa. As agremiações não se mobilizaram no decorrer do ano para se prepararem para o carnaval, mesmo a Prefeitura tendo comunicado antecipadamente que, caso não houvesse organização por parte das mesmas, não haveria apoio oficial, assim não houve interesse por parte das próprias agremiações em realizar o evento neste ano.

Importante destacar ainda que o Orçamento Municipal é distribuído entre todas as Secretarias em função do prévio planejamento para as diversas ações e programas específicos de cada uma, sendo formado de recursos de arrecadação própria e de repasses estaduais e federais. No caso dos recursos para o CarnaViçosa, os mesmos são provenientes da arrecadação própria, não tendo qualquer vinculação com repasses de verbas de âmbito federal ou estadual, ou seja, trata-se de um tipo de recurso cujo município tem autonomia para decidir em que área investirá.
Fonte Assessoria de Comunicação da PMV

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II