segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Tocha Olímpica percorrerá 36 cidades entre elas Leopoldina e Muriaé

Foto: Lula Marques/ Agência PT
O início dos Jogos Olímpicos no País será marcado pela chegada da Tocha Olímpica, que partirá de Brasília e percorrerá 300 municípios brasileiros. Em Minas Gerais, ela passará por 36 cidades (sendo dois distritos) e pernoitará na Capital e em mais sete municípios: Uberlândia, no Triângulo; Patos de Minas, no Alto Paranaíba; Montes Claros, no Norte de Minas; Curvelo e Itabira, na região Central; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o revezamento da tocha será a oportunidade de nacionalizar os ganhos da Olimpíada. “É uma estratégia fundamental para a mobilização do País em torno dos jogos olímpicos e nos ajudará a amplificar os ganhos de imagem. Nossa ideia é que o percurso vire um grande evento turístico, que as cidades se organizem, as ruas se enfeitem, e que nosso povo se destaque mais uma vez por sua hospitalidade”, discursou Alves.

Em Minas Gerais, o esforço de mobilização da sociedade e a estruturação dos eventos já começaram. As datas não foram confirmadas oficialmente, mas a expectativa é de que o artefato entre no Estado dia 7 de maio pela cidade de Araguari, no Triângulo, e termine no dia 16 na cidade de Muriaé, na Zona da Mata. Chamada cidade-celebração, Uberlândia, primeiro município mineiro a abrigar a tocha (pernoite), já respira ares olímpicos desde que foi escolhida pelas delegações da Sérvia, Bélgica e Irlanda como base.

Segundo o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, o objetivo é dar visibilidade internacional ao município. Para estruturar o trabalho, foi criada uma comissão envolvendo as secretarias competentes, além da Polícia Militar, bombeiros, órgãos de trânsito, entre outros. O trajeto de 14 quilômetros já foi definido.

“Foi um longo trabalho para conquistar a confiança desses países e isso demonstra que temos uma estrutura profissional. A abertura da rota aérea – Uberlândia-Rio – pela Azul foi fundamental para esse sucesso. Vamos aproveitar a presença de alguns atletas para realizar oficinas esportivas. Os jogos olímpicos são um evento do Brasil e queremos aproveitar ao máximo, gerando conhecimento para a nossa população e dando visibilidade internacional a Uberlândia”, afirma Machado.

Em Patos de Minas, a expectativa também é grande. Serão 10 quilômetros de percurso que atravessarão o centro da cidade com ponto máximo na orla da Lagoa Grande. O lugar está passando por reforma.

De acordo com o diretor de eventos da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Patos de Minas, Mário Henrique de Andrade, a campanha de mobilização já começou. “Este é um momento único e queremos mostrar nossa cultura e nossos atrativos para o Brasil e o mundo. Teremos shows com artistas locais e comidas típicas. Temos notícias de que os hotéis já estão recebendo consultas para o período”, destaca Andrade.

Fonte: O Vigilante Online com informações do Diário do Comércio com Daniela Maciel.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila