segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Tocha Olímpica percorrerá 36 cidades entre elas Leopoldina e Muriaé

Foto: Lula Marques/ Agência PT
O início dos Jogos Olímpicos no País será marcado pela chegada da Tocha Olímpica, que partirá de Brasília e percorrerá 300 municípios brasileiros. Em Minas Gerais, ela passará por 36 cidades (sendo dois distritos) e pernoitará na Capital e em mais sete municípios: Uberlândia, no Triângulo; Patos de Minas, no Alto Paranaíba; Montes Claros, no Norte de Minas; Curvelo e Itabira, na região Central; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, o revezamento da tocha será a oportunidade de nacionalizar os ganhos da Olimpíada. “É uma estratégia fundamental para a mobilização do País em torno dos jogos olímpicos e nos ajudará a amplificar os ganhos de imagem. Nossa ideia é que o percurso vire um grande evento turístico, que as cidades se organizem, as ruas se enfeitem, e que nosso povo se destaque mais uma vez por sua hospitalidade”, discursou Alves.

Em Minas Gerais, o esforço de mobilização da sociedade e a estruturação dos eventos já começaram. As datas não foram confirmadas oficialmente, mas a expectativa é de que o artefato entre no Estado dia 7 de maio pela cidade de Araguari, no Triângulo, e termine no dia 16 na cidade de Muriaé, na Zona da Mata. Chamada cidade-celebração, Uberlândia, primeiro município mineiro a abrigar a tocha (pernoite), já respira ares olímpicos desde que foi escolhida pelas delegações da Sérvia, Bélgica e Irlanda como base.

Segundo o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, o objetivo é dar visibilidade internacional ao município. Para estruturar o trabalho, foi criada uma comissão envolvendo as secretarias competentes, além da Polícia Militar, bombeiros, órgãos de trânsito, entre outros. O trajeto de 14 quilômetros já foi definido.

“Foi um longo trabalho para conquistar a confiança desses países e isso demonstra que temos uma estrutura profissional. A abertura da rota aérea – Uberlândia-Rio – pela Azul foi fundamental para esse sucesso. Vamos aproveitar a presença de alguns atletas para realizar oficinas esportivas. Os jogos olímpicos são um evento do Brasil e queremos aproveitar ao máximo, gerando conhecimento para a nossa população e dando visibilidade internacional a Uberlândia”, afirma Machado.

Em Patos de Minas, a expectativa também é grande. Serão 10 quilômetros de percurso que atravessarão o centro da cidade com ponto máximo na orla da Lagoa Grande. O lugar está passando por reforma.

De acordo com o diretor de eventos da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Patos de Minas, Mário Henrique de Andrade, a campanha de mobilização já começou. “Este é um momento único e queremos mostrar nossa cultura e nossos atrativos para o Brasil e o mundo. Teremos shows com artistas locais e comidas típicas. Temos notícias de que os hotéis já estão recebendo consultas para o período”, destaca Andrade.

Fonte: O Vigilante Online com informações do Diário do Comércio com Daniela Maciel.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil