quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cataguases: Agentes de saúde e endemias comparecem a Câmara para reivindicar piso salarial e revisão contratual e ameaçam com paralisação


Um grupo com mais de 70 pessoas, composto por agentes de saúde e de endemias, compareceu a Câmara Municipal de Cataguases nesta terça-feira (23) para reivindicar o pagamento do piso salarial da categoria e revisão no contrato de trabalho que eles consideram ilegal.

O servidor Carlos Magno de Nóbrega, falou na tribuna em nome dos agentes onde explicou que o piso da classe foi regulamentado em 17 de junho de 2014 e hoje já está no valor de R$ 1.014,00. Segundo ele, a maioria das cidades vizinhas a Cataguases, já pagam o piso salarial. "É só no momento de epidemia que se dá valor ao agente de combate a Dengue que nem protetor solar tem para trabalhar, é só em um momento de epidemia que a gente vê que as meninas dos postos de saúde, nem computadores tem para lançar a produção, mas tem de nos ajudar e correr para lançar a produção". 

Ainda conforme Carlos Magno, o Município recebe, do Governo Federal, 95% das despesas com os agentes e segundo contas, o impacto seria de apenas R$ 50,00 a mais, por agente, para que o piso salarial vire realidade.  O servidor disse que foi realizado um processo seletivo, mas o contrato realizado tem cláusulas ilegais, como tempo de 6 meses e multa caso o agente queira rescindir o instrumento.

Por fim, o agente alertou que caso o município não atenda as reivindicações, em março a categoria pretende realizar uma paralisação.

O vereador Serafim Spíndola, sugeriu que os secretários municipais de finanças e administração viessem a Câmara juntamente com os agentes para prestarem as informações necessárias e os mesmos aceitaram a ideia.

O vereador Michelângelo de Melo Correa, em entrevista para nossa reportagem, também manifestou apoio a classe e pediu ao Executivo para não encarar a manifestação como afronta e sim como uma luta dos trabalhadores. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila