quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Cataguases: Agentes de saúde e endemias comparecem a Câmara para reivindicar piso salarial e revisão contratual e ameaçam com paralisação


Um grupo com mais de 70 pessoas, composto por agentes de saúde e de endemias, compareceu a Câmara Municipal de Cataguases nesta terça-feira (23) para reivindicar o pagamento do piso salarial da categoria e revisão no contrato de trabalho que eles consideram ilegal.

O servidor Carlos Magno de Nóbrega, falou na tribuna em nome dos agentes onde explicou que o piso da classe foi regulamentado em 17 de junho de 2014 e hoje já está no valor de R$ 1.014,00. Segundo ele, a maioria das cidades vizinhas a Cataguases, já pagam o piso salarial. "É só no momento de epidemia que se dá valor ao agente de combate a Dengue que nem protetor solar tem para trabalhar, é só em um momento de epidemia que a gente vê que as meninas dos postos de saúde, nem computadores tem para lançar a produção, mas tem de nos ajudar e correr para lançar a produção". 

Ainda conforme Carlos Magno, o Município recebe, do Governo Federal, 95% das despesas com os agentes e segundo contas, o impacto seria de apenas R$ 50,00 a mais, por agente, para que o piso salarial vire realidade.  O servidor disse que foi realizado um processo seletivo, mas o contrato realizado tem cláusulas ilegais, como tempo de 6 meses e multa caso o agente queira rescindir o instrumento.

Por fim, o agente alertou que caso o município não atenda as reivindicações, em março a categoria pretende realizar uma paralisação.

O vereador Serafim Spíndola, sugeriu que os secretários municipais de finanças e administração viessem a Câmara juntamente com os agentes para prestarem as informações necessárias e os mesmos aceitaram a ideia.

O vereador Michelângelo de Melo Correa, em entrevista para nossa reportagem, também manifestou apoio a classe e pediu ao Executivo para não encarar a manifestação como afronta e sim como uma luta dos trabalhadores. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil