sábado, 27 de fevereiro de 2016

Cataguases: Devido epidemia de Dengue Secretaria de Saúde implanta nesta segunda-feira Unidade de Referência da Dengue no antigo pronto socorro

Devido o aumento dos casos de Dengue no Município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a colocar em prática, nesta segunda-feira (29), o plano de contingência contra a doença que é a implantação de uma Unidade de Referência da Dengue (URD) que funcionará no antigo pronto socorro, em frente ao Hospital de Cataguases. 

O objetivo será diminuir o número de atendimento no pronto socorro do hospital, dar suporte aos PSFs e garantir o manejo clínico adequado aos pacientes. O espaço também vai disponibilizar os medicamentos e insumos para tratamento da doença.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade funcionará das 8 às 18 horas com equipe trabalhando em 2 turnos diários composta por 1 médico plantonista, 1 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem e 1 recepcionista por turno, com previsão de funcionamento durante todo período de epidemia e um atendimento médio de 150 pacientes por dia. A princípio, serão disponibilizados 10 leitos adultos e 4 leitos infantis. Além de dois consultórios médicos e recepção aos pacientes.

Conforme a diretora administrativa da SMS, Thatiane Borges de Oliveira Lemos, os meses de março e abril devem ser os mais intensos, normalizando o quadro a partir de maio deste ano. De acordo com a diretora, o paciente será notificado pela Unidade Básica do bairro e encaminhado, portando a "Ficha de atendimento do paciente com suspeita de dengue". Será registrado o atendimento no guichê, e em seguida o paciente passará pelo atendimento da equipe dos profissionais da Unidade de Hidratação, de acordo com o manejo clínico preconizado. 

Ainda conforme a diretora, os pacientes que tiverem sintomas de Dengue não deverão ir direto ao local, a orientação é que o paciente procure, primeiramente, sua unidade básica de saúde no bairro onde mora, para que seja estabelecido a classificação de risco pela unidade, estabelecendo assim a rota que deverá ser percorrida pelo mesmo. 

O tempo máximo de permanência de cada paciente na URD será de 6 a 8 horas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
03 - Domingo 04 - Segunda 05 - Terça 06 - Quarta 07 - Quinta 08 - Sexta 09 - Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova
Vasconcelos Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa