sábado, 27 de fevereiro de 2016

Cataguases: Devido epidemia de Dengue Secretaria de Saúde implanta nesta segunda-feira Unidade de Referência da Dengue no antigo pronto socorro

Devido o aumento dos casos de Dengue no Município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começa a colocar em prática, nesta segunda-feira (29), o plano de contingência contra a doença que é a implantação de uma Unidade de Referência da Dengue (URD) que funcionará no antigo pronto socorro, em frente ao Hospital de Cataguases. 

O objetivo será diminuir o número de atendimento no pronto socorro do hospital, dar suporte aos PSFs e garantir o manejo clínico adequado aos pacientes. O espaço também vai disponibilizar os medicamentos e insumos para tratamento da doença.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde, a unidade funcionará das 8 às 18 horas com equipe trabalhando em 2 turnos diários composta por 1 médico plantonista, 1 enfermeiro, 4 técnicos de enfermagem e 1 recepcionista por turno, com previsão de funcionamento durante todo período de epidemia e um atendimento médio de 150 pacientes por dia. A princípio, serão disponibilizados 10 leitos adultos e 4 leitos infantis. Além de dois consultórios médicos e recepção aos pacientes.

Conforme a diretora administrativa da SMS, Thatiane Borges de Oliveira Lemos, os meses de março e abril devem ser os mais intensos, normalizando o quadro a partir de maio deste ano. De acordo com a diretora, o paciente será notificado pela Unidade Básica do bairro e encaminhado, portando a "Ficha de atendimento do paciente com suspeita de dengue". Será registrado o atendimento no guichê, e em seguida o paciente passará pelo atendimento da equipe dos profissionais da Unidade de Hidratação, de acordo com o manejo clínico preconizado. 

Ainda conforme a diretora, os pacientes que tiverem sintomas de Dengue não deverão ir direto ao local, a orientação é que o paciente procure, primeiramente, sua unidade básica de saúde no bairro onde mora, para que seja estabelecido a classificação de risco pela unidade, estabelecendo assim a rota que deverá ser percorrida pelo mesmo. 

O tempo máximo de permanência de cada paciente na URD será de 6 a 8 horas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila