terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) terá novidades em 2016

Entre as novidades, serão incluídas neste ano na fase estadual as modalidades de rúgbi e skate em caráter de demonstração


A edição 2016 dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) se aproxima e o que não faltam são novidades para os alunos-atletas, professores e torcedores. A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) e a Secretaria de Estado de Educação (SEE), organizadoras do evento, divulgaram o regulamento geral da competição com alterações em relação à edição de 2015 dos Jogos.

Neste ano, não estão previstas mudanças nas etapas municipais – organizadas pelas cidades – e microrregionais, realizadas no âmbito das 47 Superintendências Regionais de Ensino da SEE entre 04 de abril e 29 de maio.

Nas etapas regionais, que serão executadas de 20 a 26 de junho e obedecem à divisão em seis polos da Secretaria de Educação, há mudanças no programa das modalidades: sai o atletismo, que será disputado somente na etapa estadual – e entra a peteca. Permanecem basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Divisão

A outra grande novidade para 2016 está na etapa estadual que, pela primeira vez, acontece em dois períodos. De 11 a 16 de julho serão realizadas as competições das modalidades individuais e paralímpicas. As modalidades coletivas, peteca e vôlei de praia serão disputadas no período de 1º a 7 de agosto.

Além disso, neste ano serão incluídas na fase estadual dos Jogos Escolares as modalidades de rúgbi e skate em caráter de demonstração.

Jogos Escolares

O Jemg é o maior e o mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais. Podem participar da competição as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio dos 853 municípios mineiros. Os Jogos acontecem em quatro etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos: módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002); e módulo II, do qual participam estudantes de 15 a 17 anos (nascidos em 2001, 2000 e 1999).

Os campeões do Jemg representam Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, etapas nacionais.

Etapa Estadual

11 a 16 de julho: Modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, rúgbi, skate, tênis de mesa, e xadrez.

Modalidades paralímpicas: atletismo PCD, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

1º a 7 de agosto: Modalidades: basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol e voleibol de praia.


Agência Minas

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II