quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Saiba quais foram os 10 pontos positivos e 10 negativos do Carnaval 2016 em Cataguases segundo os foliões

O Carnaval de Cataguases, no geral, foi bem avaliado por todos que compareceram a Passarela do Samba Expedito Liberato, mas durante os 7 dias, a reportagem do site ouviu elogios e reclamações de foliões e com base nestas informações, elaboramos uma lista com os pontos positivos e negativos mais comentados pelos foliões. É importante ressaltar que não se trata de um ranking, ou seja, a ordem não significa que o item acima foi mais votado que o de baixo.

Pontos Positivos

1 - A evolução das Escolas de Samba
Este ano, todas as escolas mostraram evolução em relação ao ano passado, as fantasias, os carros alegóricos, os destaques, a riqueza de algumas fantasias como da Rainha da bateria da Taquara Preta, Maiza Ribeiro que também é passista da Império de Casa Verde (SP) que levou uma fantasia avaliada em mais de R$ 30 mil. A fantasia da Porta Bandeiras da Dragões da Vila Reis, também ultrapassou a casa dos R$ 10 mil.



2 - Transmissão do Sistema Multisom


A Multisom, novamente deu um show na transmissão na Avenida, com aproximadamente 15 profissionais e duas rádios transmitindo ao vivo (Cataguases AM e a Ativa FM), manteve os ouvintes de Cataguases e do mundo (através da Internet) informados sobre tudo o que aconteceu no Carnaval.




3 - Alex Cia de Animação
A Voz do Carnaval, tem sido nos últimos anos do locutor Alex Medeiros. Como locutor oficial do Carnaval, o empresário e radialista, não deixa a peteca cair entre uma escola e outra e mantem o público animado com imitações do Silvio Santos e de políticos conhecidos. Profissional mais que necessário, ainda mais com os atrasos dos desfiles ocorridos este ano.


4 - Polícia Militar
A Polícia Militar mostrou rápida reação em um dos carnavais mais violentos que Cataguases já vivenciou. Após dois homicídios provocados por brigas de jovens de bairros rivais, nos primeiros dias, próximo ao local dos desfiles e várias brigas no início da Passarela do Samba, onde acontece a dispersão das escolas, a 146º Cia que também está recebendo o novo comandante, Major Willian, colocou reforços na Avenida, realizou várias operações com buscas pessoais em suspeitos e conseguiu tranquilizar a população que compareceu nos demais dias. Parabéns ao novo Major que passou pela primeira prova, ao Major Miranda que também esteve presente realizando a transição, ao Tenente Marcelo Lacerda e a toda a Corporação. 










5- O Som
Após alguns problemas no início, a organização trouxe um trio elétrico para a Passarela do Samba e o som para as escolas, vilão do ano passado, melhorou muito.

6 - Jurados
A LIESCA inovou este ano e trouxe jurados experientes do Rio de Janeiro, trazendo maior profissionalismo e confiabilidade na avaliação.


7 - Público
Embora menor que no ano passado, muitas famílias compareceram na avenida, trazendo inclusive crianças. O público se divertiu apesar dos fatos lamentáveis.



8 -  Bloco Do Remo
Como todos os anos, o Bloco do Remo tem trazido para a Passarela do Samba milhares de pessoas. Este ano, foi estimada uma participação de 8 mil integrantes.


9 - Bacanaço
A estreia do bloco Bacanaço foi um dos Grandes pontos do Carnaval 2016, com aproximadamente 1500 integrantes.



10 - Defesa Civil e Equipe da Saúde
A presença da Defesa Civil e de uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde em todos os dias, inclusive com o médico Dr. Joseph Freire pronto para prestar os primeiros socorros em caso de emergência foi nota 10.




Pontos Negativos

1 - O atraso
Uma questão que não conseguiu ainda ser solucionada em relação aos desfiles, foi o atraso dos Blocos e Escolas de Samba. Uma escola chegou a atrasar mais de 1 hora para entrar.

2 - A Violência
Embora os dois homicídios no período de Carnaval em locais próximos a Passarela do Samba, possam estar diretamente ligados a brigas de bairros rivais, não tem como desvincular a festa dos fatos. Estes homicídios e as várias brigas ocorridas na dispersão da Passarela do Samba, fizeram com que este período de carnaval fosse um dos mais violentos do município.

3 - Comércio
O comércio trouxe poucas opções para os foliões

4 - Jurados
Embora o profissionalismo dos jurados contratados, a falta de educação do Coordenador dos Jurados, Sr. Paulinho Rosa, que impediu aos gritos que o site Mídia Mineira tirasse fotos da segunda cabine de jurados, mesmo de longe, sem saber argumentar e justificando que era sem educação mesmo, mostra que a LIESCA ainda precisa aprimorar a escolha das pessoas, embora a iniciativa de trazer jurados de fora tenha sido positiva. Outro ponto falho, foi a não apresentação dos jurados para toda a imprensa presente.

5 - Falta de Bandas
A falta das bandas após os desfiles, foi muito sentida pelos foliões e comerciantes. Talvez, juntamente com a violência,  explique a redução do público este ano.

6 - Falta de lixeiras
Os organizadores do carnaval devem agradecer aos catadores de material reciclável, pois a Passarela do Samba só não ficou mais suja graças a estes catadores que infelizmente só recolhiam latinhas. A falta de lixeiras na avenida e uma maior conscientização do público é um item que precisa ser visto com mais atenção nos próximos anos, principalmente em épocas de proliferação do mosquito da Dengue.

7 - Transporte
Os táxis eram a única opção das pessoas que não possuem veículos próprios e foram prestigiar aos desfiles que acabavam sempre após às 2 horas da madrugada. Muitos acabaram retornando a pé para suas residências.

8 - Informação para imprensa
A falta de informação por parte dos organizadores para a imprensa que cobria o evento, como sinopse de cada escola, motivo dos atrasos, entre outras coisas também deve ser repensada para os próximos anos.

9 - Segurança Particular
A equipe de segurança particular ou apoio tratou apenas de sair a frente das escolas, mas poderia ter sido melhor distribuída ao longo da avenida.

10 - Menores e Bebida
Vários menores de idade foram flagrados consumindo bebidas alcoólicas na região da Passarela do Samba, necessitando de uma atuação mais efetiva por parte do conselho tutelar.

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila