sexta-feira, 18 de março de 2016

Deputados e vereadores têm até hoje para mudar de partido sem sofrer punição

Termina a meia noite de hoje (18/03) a janela partidária, brecha aberta com a emenda constitucional que permite a troca de legenda de deputados federais, estaduais e vereadores sem que haja punição. 

Imagem reprodução www.novasaoluis.blogspot.com.br
A regra vale apenas para aqueles que foram eleitos para cargos proporcionais. Aqueles que ocupam cargos majoritários, no caso, senadores, governadores, prefeitos e presidente da República não serão afetados porque o Supremo Tribunal Federal decidiu que a fidelidade partidária não pode ser aplicada a eles.

Entre os deputados federais, nos últimos 30 dias, 63 mudaram de partido sem perder o mandato. O número representa 12% do total de parlamentares na Câmara. A maior parte do troca-troca ocorreu entre partidos pequenos ou fundados recentemente. O partido que mais perdeu representante neste período, foi o Partido da Mulher Brasileira (PMB), criado recentemente. A legenda teve o funcionamento autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral em setembro do ano passado. Na época, cerca de 20 deputados aderiram. Hoje, a janela partidária acabou causando uma curiosidade: apenas um deputado, Weliton Prado (MG), permanece no PMB. Por outro lado, quem mais ganhou deputados nesse período foi o PR, Partido da República, conhecido por sua postura mais tradicional, alinhada politicamente mais ao centro-direita. Nove deputados migraram para o partido.

Cataguases

Dos 15 vereadores de Cataguases, 2 estariam pretendendo trocar de legenda, mas até o fechamento desta matéria, nenhuma troca foi confirmada oficialmente. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
08 Domingo
09 Segunda
10 Terça
11 Quarta
12 Quinta
13 Sexta
14 Sábado
São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita
Cataguases Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e Vida