quinta-feira, 17 de março de 2016

Em mais um dia de manifestações Dilma empossa Lula mas liminares suspendem nomeação

A presidente Dilma Rousseff empossou na manhã desta quinta-feira (17) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como novo ministro-chefe da Casa Civil. Ela também deu posse a Jaques Wagner como ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República e a Eugênio José Guilherme de Aragão, como novo ministro da Justiça.

Lula substitui Wagner na Casa Civil. Aragão assume o cargo em substituição a Wellington César Lima e Silva, que pediu exoneração na última terça-feira (15). Aragão é subprocurador-geral da República desde 2004.

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que Wellington deveria deixar o posto em até 20 dias após a publicação da ata do julgamento. Os ministros da Corte decidiram que Wellington não pode chefiar a pasta já que tem cargo vitalício de procurador do Ministério Público da Bahia.

Também tomou posse hoje o novo secretário de Aviação Civil, Mário Lopes.

Manifestação

Quando Lula e Dilma chegaram ao Salão Nobre no Palácio do Planalto, foram ovacionados pelos convidados, em sua maioria composta por representantes de movimentos sociais e sindicalistas, militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores. Eles gritaram “Lula lá” e “Não vai ter golpe”.

O deputado Major Olímpio (Solidariedade - SP), manifestou contra a posse, gritando "vergonha!" no início da fala da presidente Dilma mas o parlamentar foi rapidamente retirado do recinto.

O dia foi marcado por manifestações. Pela manhã, dois grupos se concentraram em frente ao Palácio do Planalto, um apoiado de Dilma e Lula e outro contra a presidente e a nomeação de Lula. A segurança teve de ser reforçada para evitar confrontos. A tarde, os manifestantes favoráveis se dispersaram e os contrários permaneceram na Praça dos Três Poderes, em frente ao Palácio do Planalto e do Congresso.

Pelo país, também aconteceram diversas manifestações, principalmente na Avenida Paulista em São Paulo, que ficou interditada durante todo o dia.

Liminares

Após a posse, veio a noticia de que o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, havia concedido uma liminar suspendendo a posse de Lula. A liminar foi derrubada, no início da noite, pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Cândido Ribeiro. No entanto, a juíza Regina Coeli Formisano, da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro, também concedeu, no início da noite, outra liminar suspendendo a posse do ex-presidente.

Confira abaixo resumo de como foi a posse em vídeo da NBR:


Com informações e foto da Agência Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila