segunda-feira, 25 de abril de 2016

Campanha Nacional de Vacinação começa neste sábado (30)

Começa neste sábado (30), a campanha de vacinação contra o vírus causador da Gripe Influenza, doença respiratória infecciosa de origem viral, de interesse da saúde publica no Brasil. Apresenta potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral (crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas especiais).

A vacinação mostra-se como uma das medidas mais efetivas para prevenção da Influenza grave e suas complicações.

Para 2016, o Ministério da Saúde, lança a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 30 de abril a 20 de maio de 2016, sendo 30 de abril, o dia de mobilização nacional.

A Campanha Nacional de Vacinação será realizada com definição de grupos prioritários.

O objetivo é Reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Cataguases

No período de 30 de abril a 20 de maio a vacina estará disponível nos postos de saúde do município e Policlínica Municipal.

No dia 30 de abril, o dia de mobilização nacional todos os postos de saúde e Policlínica Municipal, estarão abertos para vacinação de 8 às 17 horas.

A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos prioritários para a vacinação.

Influenza

Inicialmente chamada de gripe suína, a doença é transmitida pelo vírus da mesma família que transmite a gripe. Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C. Apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana, sendo os principais causadores das epidemias anuais.

Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A(H5N1) e A(H7N9).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil