sexta-feira, 29 de abril de 2016

Cataguasense Vítor Valverde é homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo em Juiz de Fora


O cataguasense Vítor Mário Valverde, foi homenageado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, nesta quinta-feira (28), com a Medalha do Mérito Legislativo na categoria Política.

Professor, bacharel em direito e historiador, Vitor Valverde ocupou diversos cargos executivos e de assessoramentos na administração pública. Atuou na Prefeitura de Juiz de Fora onde foi secretário de informática (2001/2004) e de Administração e Recursos Humanos (2009/2012). Vítor ocupa hoje o cargo de secretário municipal de governo em Belo Horizonte.

A medalha foi criada em 2001 e visa distinguir as pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo.  A cerimônia comemorou também os 163 anos da Câmara naquele município. 

Ao todo, 21 personalidades ou empresas de diferentes áreas de atuação, receberam o mérito. Foram 16 homenageados em várias categorias e cinco por Mérito Excepcional.

O presidente Rodrigo Mattos (PSDB) enfatizou que a cada ano a Câmara se consolida como uma Casa Legislativa com atuações pela consolidação da democracia e da cidadania e renova o compromissos dos vereadores com os interesses dos juiz-foranos.

Como orador oficial, representando a todos os homenageados, Vitor Valverde destacou a importância da Casa Legislativa e a honra de ser homenageado. "A medalha renova em todos nós, o compromisso com esta cidade, o compromisso com as causas coletivas o compromisso com o trabalho que já desenvolvemos" disse.

Ele também falou sobre a categoria em que ele foi escolhido, política: "O Papa Francisco disse recentemente que todo cristão deve participar da política. Não participar da política, é uma espécie de omissão aos interesses coletivos, omissão aos interesses da vida em sociedade. [...] Nesse momento em que o país atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história contemporânea, a beira de um acontecimento que muito mal fará ao país, independente do que acontecer, numa direção, ou noutra direção, pagaremos um preço alto pelo momento em que vivemos. O processo de curto-circuito sociológico em que a sociedade está vivendo ou está para viver, nos custará muito caro e quem tem responsabilidade com a vida coletiva e com a vida em sociedade, tem de aproveitar cada microfone, cada momento, cada militância, seja em uma associação rural, seja em uma militância industrial, de desenvolvimento da classe produtiva, na militância religiosa, usar o seu microfone, a sua oportunidade para dizer que este país é de todos nós, somos todos responsáveis pelo que acontece aqui, não há direito de omissão nesse processo, essa empresa chamada Brasil, somos todos sócios dela e sócios em condições de igualdade, ninguém tem mais propriedade que ninguém. Somos responsáveis pelas decisões coletivas que tomamos, mesmo quando não votamos, mas se o processo democrático leva a uma decisão e ela é equivocada, somos tão responsáveis quanto aqueles que legitimaram o poder que o constitui e somos mais ainda responsáveis, no momento de crise, no momento de curto-circuito sociológico, em construirmos com humildade, desvinculando nossas posições politicas pessoais, um momento histórico para que seja possível um país melhor e uma vida melhor" completou.


Lista de Homenageados:

Agropecuária
Associação dos Produtores Rurais de Penido

Comércio e Serviços
Andréa Nardy Deotti

Comunicação
Jovane Rosa de Lima

Cultura
Grupo Divulgação

Direitos Humanos
Andréia Stenner

Educação
Fábio de Oliveira Vargas

Esporte
Tadeu Henriques

Filantropia e Assistência Social
1ª Igreja do Evangelho Quadrangular de Juiz de Fora

Indústria
Carlos Eduardo Christino Manera

Justiça
Ana Maria Lammoglia Jabour

Meio Ambiente
Aterro do Grama Serviços de Engenharia

Militar e Segurança Pública
Jean Michel Costa do Amaral

Política
Vítor Mário Valverde

Saúde
Adilson Fonseca Barros

Transporte
Maurício Rodrigues Loures

Turismo
Agência Empório de Viagens

Mérito Excepcional
Alexander Moreira de Almeida
Guilherme Fabiano Julien de Rezende
Grupo Serfer
Pierre Maurício de Almeida Cantarino
Rezende Imóveis

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II