segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cataguases tem saldo positivo em geração de empregos formais segundo o Caged mas situações como a da Cataguases de Papel não são computadas

Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini
Segundo os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, Cataguases abriu, no primeiro trimestre de 2016, 137 novos postos de trabalho, ao contrário dos municípios vizinhos que perderam empregos formais, como Leopoldina (-138), Ubá (-109) e Muriaé (-198).

No caso de Cataguases, os  novos postos foram puxados principalmente pelas contratações na administração pública que admitiu 69 novos contratados, terminando com saldo positivo de 51. Um exemplo, é a folha de pagamento da prefeitura de Cataguases, que conta hoje, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (SINSERPU), com cerca de 1900 funcionários, diferente da prefeitura de Ubá, por exemplo, que possui apenas 1500 servidores aproximadamente. Ao contrário de Cataguases, as cidades vizinhas citadas, não realizaram contratação expressiva nesta área no ano, ficando Muriaé e Ubá com saldo zero e Leopoldina com apenas 1 nova contratação

O setor que mais gerou emprego em Cataguases, foi o da Construção Civil que criou 84 novos postos de trabalho, ao contrário, do comércio que demitiu mais que contratou nos primeiros três meses do ano, terminando com saldo no vermelho de -52 postos. 

Outro fato que deve ser levado em consideração, é que o Caged considera como empregados, funcionários como os da Cia Cataguases de Papel, que está parada há meses sem definição e é responsável por aproximadamente 300 empregos diretos.

Depois do Comércio, o segundo setor que mais demitiu em Cataguases, foi o agropecuário, que em 2016, admitiu 22 novos empregados, mas demitiu 47, ficando com saldo negativo de 25.

Os que mais contrataram no ano são, pela ordem: Construção Civil (84), Administração Pública (51), Serviço Indústria de Utilidade Pública (46) e Indústria de Transformação (36).

Se considerarmos os últimos 12 meses, Cataguases criou 25 novos postos de trabalho, puxados principalmente pela Construção Civil que gerou 262 empregos formais, minimizando os resultados dos setores da Indústria de Transformação (-250), Administração Pública (-88) e Agropecuária (-29).

Confira abaixo as tabelas das cidades citadas:





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila