segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lions Clube Cataguases já está oferecendo capacitação em Libras

O Lions Clube Cataguases já está (há um mês) oferecendo capacitação na língua brasileira de sinais (Libras).

Conforme contou - na última quinta-feira (31) - a psicóloga e professora Roseli Miranda (foto ao lado) em entrevista exclusiva para o programa Mídia Mineira em Debate pela rádio Cataguases AM,  a turma conta hoje com 62 alunos, de diversas áreas de atuação e o curso acontece toda terça-feira à noite, sendo direcionado para toda comunidade e não apenas para membros do Lions. O primeiro módulo tem a previsão de duração de 4 meses e para cobrir os custos, os alunos contribuem com uma taxa simbólica de R$ 30 por mês. Entretanto, no momento, não existe vaga pois o curso já está adiantado mas, posteriormente, existe a intenção de abrir novas turmas. 

"É muito interessante a gente ver o pessoal interessado na Libras, porque há uma dificuldade enorme de estabelecer a comunicação com o surdo, pois pra mim, a surdez é a deficiência mais complicada", disse Roseli.

A professora também presta o serviço de intérprete, através do Lions, caso haja necessidade.

Os interessados em realizar o curso de Libras, em Cataguases, podem obter mais informações pelo telefone: (32) 9 9945-9094 ou diretamente na sede do Lions Clube em Cataguases na Av. Humberto Mauro, 50, Centro.

Libras

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei.

A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP). 

A Lei 10.436/2002 passou a garantir a utilização da linguagem em instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila