segunda-feira, 4 de abril de 2016

Lions Clube Cataguases já está oferecendo capacitação em Libras

O Lions Clube Cataguases já está (há um mês) oferecendo capacitação na língua brasileira de sinais (Libras).

Conforme contou - na última quinta-feira (31) - a psicóloga e professora Roseli Miranda (foto ao lado) em entrevista exclusiva para o programa Mídia Mineira em Debate pela rádio Cataguases AM,  a turma conta hoje com 62 alunos, de diversas áreas de atuação e o curso acontece toda terça-feira à noite, sendo direcionado para toda comunidade e não apenas para membros do Lions. O primeiro módulo tem a previsão de duração de 4 meses e para cobrir os custos, os alunos contribuem com uma taxa simbólica de R$ 30 por mês. Entretanto, no momento, não existe vaga pois o curso já está adiantado mas, posteriormente, existe a intenção de abrir novas turmas. 

"É muito interessante a gente ver o pessoal interessado na Libras, porque há uma dificuldade enorme de estabelecer a comunicação com o surdo, pois pra mim, a surdez é a deficiência mais complicada", disse Roseli.

A professora também presta o serviço de intérprete, através do Lions, caso haja necessidade.

Os interessados em realizar o curso de Libras, em Cataguases, podem obter mais informações pelo telefone: (32) 9 9945-9094 ou diretamente na sede do Lions Clube em Cataguases na Av. Humberto Mauro, 50, Centro.

Libras

A língua brasileira de sinais (Libras) é a língua de sinais (língua gestual) usada pela maioria dos surdos dos centros urbanos brasileiros e reconhecida pela Lei.

A Libras não é a simples gestualização da língua portuguesa, e sim uma língua à parte, como o comprova o fato de que em Portugal usa-se uma língua de sinais diferente, a língua gestual portuguesa (LGP). 

A Lei 10.436/2002 passou a garantir a utilização da linguagem em instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
22 - Domingo 23 - Segunda 24 - Terça 25 - Quarta 26 - Quinta 27 - Sexta 28 - Sábado
Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas
Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos