quarta-feira, 13 de abril de 2016

Viçosa: Profissionais do transporte coletivo participam de programa de educação no trânsito





Motoristas e auxiliares do transporte coletivo urbano de Viçosa são o público alvo do novo projeto da Divisão de Educação de Trânsito do Departamento Municipal de Trânsito, o PETRAVAM, lançado com uma aula inaugural no último dia 5, na sede da Viação União, em Novo Silvestre.

O PETRAVAM (Programa de Educação para o Trânsito e Valorização ao Motorista) foi elaborado pela psicóloga especialista em trânsito, Juliana Ladeira, que é chefe da Divisão que coordena as atividades voltadas à educação no trânsito realizadas pela Prefeitura de Viçosa.

Após realizar projetos semelhantes com crianças e com a terceira idade, Juliana contou que a Divisão observou a necessidade de trabalhar com os profissionais do transporte coletivo, sobretudo com o objetivo de resgatar o bem estar mental e emocional dos motoristas.

No primeiro encontro, a psicóloga realizou com os motoristas e seus auxiliares uma dinâmica em grupo, cujo objetivo foi promover o autoconhecimento, a auto reflexão, o companheirismo e a importância do trabalho em equipe. Ela distribuiu balões para todos que estavam na sala e os desafiou a permanecer com os balões cheios por dois minutos. Quem conseguisse, ganharia um prêmio.

Imediatamente após a ativação do cronômetro os participantes começaram a estourar os balões uns dos outros e, antes mesmo do tempo terminar, já não havia mais ninguém na sala com o balão cheio. A chefe da Divisão interviu e pediu para que os participantes refletissem como o final poderia ter sido diferente e todos poderiam ter ganhado o prêmio se tivessem trabalhado em equipe.

"O objetivo dessa brincadeira foi mostrar a importância do companheirismo e da empatia, relacionando essas características com o trânsito, onde deve haver uma cooperação entre todos os agentes que o utilizam, buscando sempre comportamentos adequados para a segurança individual e coletiva", explicou Juliana, que ainda reproduziu vídeos que reforçam a ideia do trabalho em equipe.

O encontro com os profissionais do transporte coletivo acontecerá sempre na primeira terça-feira do mês. Segundo Juliana, os próximos cinco encontros já estão marcados. Cerca de 30 funcionários da empresa participam por turma, sendo que são duas turmas por data, uma pela manhã e outra durante a tarde.


Texto e fotos: Artur Vieira
Assessoria de Comunicação PMV

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila