quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cataguases: Campanha de vacinação contra gripe imunizou 44,48% do público-alvo mas alguns postos já estão sem vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cataguases, através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, divulgou nota oficial referente a Campanha de Vacinação no Município. 

Foto: Osnei Restio / PNO
Segundo a nota, 44,48% (8.519 pessoas) da população alvo de 19.149 pessoas, foram vacinadas até o momento. Segundo a pasta, o resultado é considerado bom, considerando que estas pessoas foram alcançadas em apenas  3 dias de campanha.

Sobre a informação de que a maioria dos postos já estão sem a vacina, a SMS esclareceu que o fornecimento e distribuição da Vacina são de responsabilidade do Ministério da Saúde, que até o momento foram recebidas pelo município quatro remessas, aguardamos a entrega da 5ª e 6ª remessa, que deverá ocorrer até dia 20 de Maio, podendo ser antecipada e que tão logo seja recebida será direcionada aos postos de Saúde e Salas de Vacinas. A orientação é que a população aguarde a normalização nos postos de saúde, pois a campanha irá até o dia 20 de maio.

Confira abaixo a nota na íntegra:
Considerando que a Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) tem enfrentado dificuldade para atender a demanda de distribuição da Vacina Influenza Trivalente (fragmentada e inativada) necessária para contemplar os grupos prioritários, acarretando falta da vacina em alguns postos de saúde durante o período da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, compartilhamos as seguintes informações:
  1. De acordo com dados parciais disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município, até o momento foram vacinadas 8.519 pessoas das 19.149 que a Prefeitura tem como público alvo durante a campanha. A Prefeitura Municipal de Cataguases avalia como positivo o resultado até o momento, visto que 44,48% do público alvo foi vacinado em três dias de campanha. 
  2. O recebimento da vacina no município tem ocorrido de forma fracionada, até o momento foram recebidas pelo município quatro remessas, aguardamos a entrega da 5ª e 6ª remessa, que deverá ocorrer até dia 20 de Maio, podendo ser antecipada. Tão logo seja recebida será direcionada aos postos de Saúde e Salas de Vacinas. 
  3. O fornecimento e distribuição da Vacina são de responsabilidade do Ministério da Saúde, por se tratar de insumo estratégico a aquisição é garantida pelo referido órgão. O cronograma de distribuição aos Estados é elaborado de acordo com a entrega da vacina pelo laboratório produtor. As vacinas serão enviadas em seis remessas. A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade do Estado.
  4. A SMS de Cataguases também orienta a população a adotar hábitos simples, porém muito eficazes para reduzir o risco de adquirir ou transmitir a gripe. Lavar bem as mãos com água e sabão com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar - evitando assim cobrir a boca com as mãos; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas que podem ser tomadas por todos.
Neste sentido, contamos com a compreensão e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
22 - Domingo 23 - Segunda 24 - Terça 25 - Quarta 26 - Quinta 27 - Sexta 28 - Sábado
Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas
Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos