quinta-feira, 5 de maio de 2016

Cataguases: Campanha de vacinação contra gripe imunizou 44,48% do público-alvo mas alguns postos já estão sem vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cataguases, através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, divulgou nota oficial referente a Campanha de Vacinação no Município. 

Foto: Osnei Restio / PNO
Segundo a nota, 44,48% (8.519 pessoas) da população alvo de 19.149 pessoas, foram vacinadas até o momento. Segundo a pasta, o resultado é considerado bom, considerando que estas pessoas foram alcançadas em apenas  3 dias de campanha.

Sobre a informação de que a maioria dos postos já estão sem a vacina, a SMS esclareceu que o fornecimento e distribuição da Vacina são de responsabilidade do Ministério da Saúde, que até o momento foram recebidas pelo município quatro remessas, aguardamos a entrega da 5ª e 6ª remessa, que deverá ocorrer até dia 20 de Maio, podendo ser antecipada e que tão logo seja recebida será direcionada aos postos de Saúde e Salas de Vacinas. A orientação é que a população aguarde a normalização nos postos de saúde, pois a campanha irá até o dia 20 de maio.

Confira abaixo a nota na íntegra:
Considerando que a Coordenadoria Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) tem enfrentado dificuldade para atender a demanda de distribuição da Vacina Influenza Trivalente (fragmentada e inativada) necessária para contemplar os grupos prioritários, acarretando falta da vacina em alguns postos de saúde durante o período da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, compartilhamos as seguintes informações:
  1. De acordo com dados parciais disponibilizados pela Secretaria de Saúde do município, até o momento foram vacinadas 8.519 pessoas das 19.149 que a Prefeitura tem como público alvo durante a campanha. A Prefeitura Municipal de Cataguases avalia como positivo o resultado até o momento, visto que 44,48% do público alvo foi vacinado em três dias de campanha. 
  2. O recebimento da vacina no município tem ocorrido de forma fracionada, até o momento foram recebidas pelo município quatro remessas, aguardamos a entrega da 5ª e 6ª remessa, que deverá ocorrer até dia 20 de Maio, podendo ser antecipada. Tão logo seja recebida será direcionada aos postos de Saúde e Salas de Vacinas. 
  3. O fornecimento e distribuição da Vacina são de responsabilidade do Ministério da Saúde, por se tratar de insumo estratégico a aquisição é garantida pelo referido órgão. O cronograma de distribuição aos Estados é elaborado de acordo com a entrega da vacina pelo laboratório produtor. As vacinas serão enviadas em seis remessas. A entrega aos municípios, por sua vez, é responsabilidade do Estado.
  4. A SMS de Cataguases também orienta a população a adotar hábitos simples, porém muito eficazes para reduzir o risco de adquirir ou transmitir a gripe. Lavar bem as mãos com água e sabão com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar - evitando assim cobrir a boca com as mãos; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados são algumas das medidas que podem ser tomadas por todos.
Neste sentido, contamos com a compreensão e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila