sábado, 28 de maio de 2016

Cataguases perdeu 55 postos de empregos formais em abril segundo o CAGED

Foto: Marcos Santos / USP
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho para o mês de abril, mostram que Cataguases vem seguindo a tendência de desemprego da região e do Brasil, devido a crise econômica.

Segundo os dados, no mês de abril, o Município de Cataguases teve saldo negativo na geração de empregos, perdendo 55 postos de trabalho. As maiores retrações foram dos setores: Industrial (-25), Construção Civil (-16) e Comércio (-15). Nestes dados, ainda não foram computados o impacto que a paralisação da Cia Cataguases de Papel pode causar caso confirme a demissão dos cerca de 300 funcionários que encontram-se em situação não definida há meses.

Entre os maiores municípios vizinhos, apenas Leopoldina registrou número positivo em abril, com geração de 2 novos postos. Os municípios de Muriaé e Ubá, também apresentaram retração, registrando perda de 71 e 135 postos respectivamente.

Mesmo com a queda em abril, em 2016, o saldo de geração de empregos em Cataguases, ainda permanece positivo, com geração de 84 novos postos, mérito das contratações dos setores de Construção Civil e Administração Pública. No entanto, se for considerado os últimos 12 messes, o município perdeu 145 postos de trabalho.

Seguindo a tendência do Brasil no índice de desemprego, os maiores municípios vizinhos de Cataguases, já acumulam nos últimos 12 meses, grande perda de empregos formais conforme a seguir: Leopoldina (-344), Muriaé (-828) e Ubá (-2.440).

Conforme especialistas, o desemprego é um dado lento de recuperação em épocas de crise, pois sempre é o último índice que aparece, tanto no caso de demissões quanto em contratações, no caso de recuperação do mercado.

CAGED

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, é um registro Administrativo instituído pela Lei n° 4923 em dezembro de 1965, com o objetivo de acompanhar o processo de admissão e demissão dos empregados regidos pelo regime CLT. Como não se trata de pesquisa e sim um quantitativo enviados pelas empresas mensalmente, mostrando admissões e demissões, é útil para análise do mercado no que tange a geração de empregos formais (com carteira assinada). O cadastro não mede, no entanto, o número de pessoas que estão trabalhando informalmente.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila