terça-feira, 3 de maio de 2016

Especialista discorda do bloqueio da WhatsApp baseado no Marco Civil da Internet

Uma pesquisa feita em dezembro pelo Ibope indica que o WhatsApp é o aplicativo mais usado no país. Está no telefone de 93% dos internautas brasileiros. Não é à toa que o bloqueio deu o que falar. Primeiro, por meio de mensagens. Depois que o aplicativo saiu do ar, o assunto ganhou as ruas.

Foto: Bruno Fortuna/ Fotos Públicas
O juiz criminal Marcel Montalvão determinou a suspensão do serviço por 72 horas, a partir das 2 horas da tarde dessa segunda-feira. O pedido foi feito pela Polícia Federal e teve parecer favorável do Ministério Público. O juiz entendeu que foi preciso tirar do ar o WhatsApp em todo o país, para investigar o tráfico de drogas na cidade de Lagarto, em Sergipe.

De acordo com a decisão judicial, a medida se baseia no Marco Civil da Internet. O diretor do Instituto Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Carlos Affonso, que colaborou com a elaboração do Marco Civil, discorda. Para ele, o Marco Civil da Internet diz exatamente o oposto e proíbe esse tipo de suspensão.

O processo segue em sigilo e, por isso, nem o juiz Marcel Montalvão nem o Tribunal de Justiça de Sergipe responderam à critica.

O problema é que o WhasApp é tão popular, que virou ferramenta de trabalho e até um canal para vendas. Bárbara Manduca é gerente de marketing de um shopping popular em Belo Horizonte que usa o aplicativo para vender produtos para todo o país. De acordo com ela, somente nas primeiras horas de bloqueio, as vendas caíram cerca de 30%.

O presidente da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, João Rezende, avaliou que a suspensão do aplicativo em todo o país é uma medida desproporcional porque pune os usuários do serviço. Entre as alternativas para troca de mensagens estão os aplicativos Telegram, e o ZapZap, um programa desenvolvidos por brasileiros, além do torpedo SMS.

Agencia Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil