quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sessão do impeachment no Senado começa às 9 horas nesta quarta

A sessão do Senado para analisar a abertura do impeachment de Dilma Rousseff começa as 9 horas desta quarta-feira (11). Um intervalo ao meio dia e outro às 18 horas vão interromper a discussão, que volta para a fase final às 19 horas.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, quer terminar a votação sem precisar convocar nova sessão para a quinta-feira (12).

Já se inscreveram para falar em plenário 65 dos 81 senadores. Cada parlamentar vai ter até 15 minutos de fala. Também vão poder falar o relator do impeachment, o senador Antônio Anastasia, do PSDB, que vai pedir a abertura do processo e o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que vai fazer a defesa de Dilma Rousseff.

Só com a fala dos inscritos já são quase 17 horas de sessão. Dilma Rousseff é acusada de crime de responsabilidade por supostamente violar a lei orçamentária.

O líder do governo na Casa, Humberto Costa, do PT, não acredita mais que pode evitar a abertura do impeachment, mas mantém a esperança de reverter a decisão no julgamento do mérito, quando são necessários dois terços dos votos. Ele defendeu que Dilma não cometeu crime de responsabilidade.

Muitos senadores já adiantaram o voto. A senadora do PP, Ana Mélia, defende que os supostos crimes orçamentários cometidos por Dilma são responsáveis pela crise econômica.

O senador do Democratas, Ronaldo Caiado, defendeu o impeachment pelo conjunto da obra do governo federal.

Já o senador Randolfe Rodrigues, do partido Rede, defende novas eleições, mas disse que vai votar contra o impeachment por entender que um governo Michel Temer seria pior.

Se a metade do plenário mais um senador votar a favor do parecer, o impeachment será aberto. Com isso, a presidenta Dilma Rousseff será afastada do cargo por até 180 dias enquanto o Senado julga o mérito da acusação. O vice-presidente, Michel Temer, então, assume a Presidência da República.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila