-->

segunda-feira, 13 de junho de 2016

14º Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia resgata história e valores da comida mineira

Oito restaurantes estarão participando do evento, que será realizado entre os dias 27 e 31 de julho e promoverá shows, oficinas e exposição de artesanato


Há mais de uma década, a temática é constante: a maestria das violas combinada com o autêntico sabor da cozinha mineira. Esses são os ingredientes que compõem o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho, em Piacatuba, distrito de Leopoldina e a 322 km de Belo Horizonte. Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival chega a sua 14ª edição com patrocínio da Energisa, o incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina.

Este ano, oito restaurantes vão oferecer receitas tipicamente mineiras de entrada e prato principal. Os estabelecimentos participantes prepararam menus degustação originais e personalizados especialmente para o evento. Elaborados com no mínimo quatro pratos, todos os menus oferecem entrada e pratos principais.

Pelo segundo ano consecutivo, a jovem chef Rafaela Barros estará comandando o Restaurante das Pedras. Natural de Belo Horizonte, Rafaela é formada em Gastronomia e vai apresentar o famoso Jarret de porco ao molho rôti, que é servido com delicioso purê de batata gratinado com queijo minas e decorado com couve frita.

No Restaurante Quintal da Malú, o Fettuccine ao Molho Alfredo com creme de leite e cheese e escalope de filé mignon é uma das novidades preparadas pelas parceiras Fernanda Fajardo e Malú, reconhecidas como especialistas da boa comida e doceiras de "mão cheia". Já o Espaço  Maria  do Dirceu, localizado nas dependências do Casarão  do Bronze, os anfitriões Luciana e João se preparam para receber amigos e visitantes com pratos especiais, como o Trem Bão e a Lingüiça metida a besta, além do tradicional Escondidinho.

Especialista em cozinha mineira, Rosilene Dias Albano Rodrigues mostrará suas habilidades no Restaurante Bê-a-Bá da Terezinha, apresentando, além dos já conhecidos Filé de Tilápia à Delicata e Filé Rei do Gado, um dos pratos preferidos dos mineiros: o tradicional frango caipira ao molho pardo.

Participando do Festival pelo quarto ano consecutivo do Festival, o chef Eduardo Ferreira mais uma vez estará à frente do Quintal Texas Club, que apresenta um cardápio diversificado, incluindo carnes especiais, preparadas a baixas temperaturas e sobre o calor indireto em um defumador especial. Destaque para o Chorizo grelhado e as Costelas suínas semi-defumadas,  assadas e caramelizadas com barbecue artesanal.

Para os apaixonados pelo tradicional torresmo mineiro, a boa pedida é o Restaurante Ò Pai, Ó. Liderado por Alceir de Andrade Silva, conhecido como "Piriquito", o restaurante preparou um cardápio com vários quitutes, incluindo o famoso Rocambole de Torresmo e a Conchinha de Jiló recheada com linguiça. Nesta edição, ocupará as dependências do Restaurante Bom Gosto, numa parceria com seus proprietários.

O Restaurante Gerais de Minas, além de ter a famosa cozinheira Marisa, que sabe como poucos manter o delicioso sabor da comida mineira, preserva a tradição de alguns pratos como a Costelinha com ora pro nobis e o famoso Mexidão, servido no final da noite, em um ambiente agradável e de boa música.

Estreante no Festival Gastronômico, o Mondo Japa e Grill é o único restaurante participante do Festival que não servirá comida mineira. Especializado na culinária japonesa, será comandado pelo sushiman Hebert Camarinha, de Juiz de Fora. Reconhecido como um especialista em combinar a culinária oriental com os sabores tropicais, dando um toque original aos pratos, Camarinha trabalha no Mondo Japa e Grill, aberto esse ano no Hotel Minas Tower, em Leopoldina, sob a consultoria do renomado chef Marcus Arreguy, de Vitória.

Serviço
Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia
Data: de 27 a 31 de julho
Restaurantes participantes: Restaurante das Pedras, Quintal da Malú, Espaço Maria do Dirceu, Bê-a-Bá da Terezinha, Quintal Texas Club, Ó Pai, Ó, Gerais de Minas e Mondo Japa e Grill.


Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Festival
Fernanda Espíndola
Te: (32)98848-2957
fernandaguimaraesespindola@hotmail.com

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
17 Domingo
18 Segunda
19 Terça
20 Quarta
21 Quinta
22 Sexta
23 Sábado
Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus