terça-feira, 14 de junho de 2016

Audiência na Comissão de Cultura da ALMG para debater a "Imprensa na Zona da Mata" é adiada

Carta Aberta assinada por representantes de empresas de comunicação digital sediadas na região já havia protestado pela forma discriminatória e excludente como a reunião seria realizada. 

Foto: Pollyanna Maliniak/ALMG
Comissão de Cultura analisa proposições


Após a ALMG ter divulgado a realização de Audiência requerida pelo deputado estadual Isauro Calais, com o tema "Imprensa na Zona da Mata", marcada para 16h desta quarta-feira (15), representantes de empresas de comunicação digital sediadas na Zona da Mata mineira se uniram e emitiram um documento denominado "Carta Aberta ao deputado Isauro Calais", onde protestaram pela forma discriminatória e excludente dispensada à imprensa regional. É que na referida Audiência, na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, estariam representados apenas um veículo de comunicação impresso, um colunista e um chefe de Executivo.


Deputado Isauro Calais foi o propositor da audiência
Foto: Câmara de Juiz de Fora / Divulgação
A manifestação das empresas de comunicação digital da Zona da Mata foi publicada em todos os sites de notícias, blogs e fan pages dos signatários da Carta Aberta, alcançando treze cidades com grande repercussão junto ao público leitor. Na manhã desta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) publicou matéria em seu portal oficial, anunciando a suspensão da reunião. A notícia intitulada "Adiada audiência sobre jornalismo na Zona da Mata", destaca que uma nova data será informada posteriormente. Diz o texto: "A audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o jornalismo na Zona da Mata, anteriormente agendada para as 16 horas desta terça-feira (15/6/16), foi adiada. A suspensão atende a pedido do próprio deputado Isauro Calais (PMDB), que havia requerido a reunião. Segundo o gabinete do deputado, o adiamento da reunião decorre de um equívoco ocorrido na lista de convidados, erro que teria causado a supressão de importantes veículos de comunicação da região, os quais o deputado Isauro Calais faz questão que participem da audiência. Diante disso, o parlamentar ponderou que a melhor solução seria adiar a reunião. A nova data será informada posteriormente", conclui. 

Os representantes das empresas de comunicação digital que assinam ao final, acrescentam que até o momento desconhecem qualquer manifestação do Deputado Isauro Calais no sentido de ampliar a participação dos veículos de comunicação na referida audiência. Paralelamente deflagraram a iniciativa de abrir espaço para toda a representação jornalística da região e receberam com bons olhos a notícia do adiamento da audiência desta quarta-feira. Além disso, vão continuar sua luta para que através de eventos plurais como o proposto pela ALMG consigam democratizar a relação da imprensa regional com os órgãos governamentais, dentre outros avanços no setor.
Mídia Mineira (Cataguases)Site do Marcelo Lopes (Cataguases)O VIGILANTE ONLINE (Leopoldina)Jornal Leopoldinense (Leopoldina)Interligado Online (Muriaé)A NOTÍCIA (Muriaé)Guia Muriaé (Muriaé)Site Silvan Alves (Muriaé)Tribuna de Muriaé (Muriaé)Blog do Adenilson Mendes (Além Paraíba)Site Pólis (Recreio)Show de Bola do Kadu (São João Nepomuceno)Fervedouro Conectado (Fervedouro)O Impacto (Divino)O Combatente (Carangola)Conversa Mineira (Maripá de Minas)Portal Caparaó (Manhuaçu)Paulo Roberto da Rádio (Miradouro)

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila