quinta-feira, 16 de junho de 2016

Prefeitura de Cataguases começa recolher Caracol Gigante Africano


Começou na terça-feira (14), em Cataguases, um trabalho de recolhimento do caracol gigante africano (Achatina fulica), conhecido popularmente como "Caramujo".

A empresa vencedora para coleta dos moluscos, conforme publicação no Jornal Cataguases de 2 de maio de 2016, através de edital de dispensa de licitação, foi a Fênix Terceirizações e Serviços Ltda-ME, que receberá pelo serviço o valor total de R$ 51.345,00 com contrato de 3 meses.

As equipes se concentraram nas margens do ribeirão Meia Pataca, inciando os serviços nas imediações do Mercado do Produtor, conforme informou o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Alencar Norte, responsável pelo treinamento dos funcionários. 

Conforme Alencar, o trabalho deverá cobrir toda a margem do curso d'água e nos locais onde as amostras tiveram resultado positivo quando analisadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Na segundo-feira (13), a equipe que fará a coleta passou por treinamento (foto ao lado). Na oportunidade, também foi feito o planejamento e o cronograma da intervenção. A parte técnica do trabalho é de responsabilidade do Núcleo de Controle de Endemias, sob a coordenação de Alencar Norte.

O Achatina fulica, popularmente conhecido como caramujo ou caracol gigante africano transmite a doença meningoencefalite eosinofílica, ocasionada por larvas no cérebro da pessoa contaminada. A prevenção é a intervenção para evitar a reprodução do molusco e sua eliminação. 

Conforme lembrou Alencar Norte, a Prefeitura só faz a intervenção em áreas públicas. Caso moradores encontrem em suas propriedades o caramujo, ele recomenda sua imediata destruição, utilizando sal, quebrando a carcaça e recolhendo-a imediatamente. É importante, no entanto, a utilização de luvas para manusear o molusco e garantir proteção de quem faz o recolhimento.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMC
através do Facebook

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila