sexta-feira, 17 de junho de 2016

Remarcada Audiência sobre Jornalismo na Zona da Mata

Deputado Isauro Calais reconhece a importância dos sites jornalísticos e blogs da região e, em contato com seus representantes, remarca Audiência para agosto.

O Deputado Isauro Calais disse que as mídias digitais já se estabeleceram como um canal forte de comunicação em nossa sociedade.

Na última quarta-feira (15), o deputado estadual Isauro Calais encaminhou mensagem aos representantes das empresas de comunicação digital sediadas na região, informando a respeito da realização de uma Audiência Pública sobre a Imprensa na Zona da Mata, de sua autoria. De acordo com o parlamentar, o evento será realizado no dia 17 de agosto e não no dia 15 como foi publicado na página oficial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A polêmica teve início no dia 13, segunda-feira, quando representantes de sites de notícias e blogs divulgaram uma Carta Aberta ao deputado estadual Isauro Calais, protestando pela forma discriminatória e excludente como seria realizada a Audiência Pública na Comissão de Cultura da ALMG com o objetivo de debater a Imprensa na Zona da Mata, conforme divulgado pela Legislativo estadual em seu portal oficial e através de material enviado a vários sites de notícias da região.

A manifestação dos representantes de sites e blogs jornalísticos surgiu a partir da informação contida em notícia divulgada pela Assembleia de que participariam da Audiência Pública apenas um veículo de comunicação, um jornalista e o prefeito, todos de Juiz de Fora, o que excluiria do debate um grande número de empresas e profissionais da região, responsáveis pela cobertura jornalística do dia a dia das cidades que integram a Zona da Mata.

A repercussão da Carta Aberta motivou o adiamento imediato da referida audiência a pedido do próprio deputado Isauro Calais, que justificou através de sua assessoria ter ocorrido um equívoco na lista de convidados, causando a supressão de nomes de importantes veículos de comunicação da região, os quais o deputado Isauro Calais faz questão que participem da audiência, ponderou. Os sites signatários da Carta Aberta publicaram na íntegra o texto explicativo divulgado pela assessoria do deputado.

Nesta quarta-feira, 15, em nova manifestação aos veículos de comunicação digital da região, o deputado Isauro Calais, enviou e-mail onde confirma a realização da Audiência Pública sobre a imprensa na Zona da Mata para 17 de Agosto, e reconhece a importância dos sites como fonte de notícias na região.

“Concordo com vocês, em sua carta aberta, no que diz respeito a importância das mídias digitais no meio de comunicação. Esse setor já se estabeleceu como um canal forte de comunicação em nossa sociedade e, é claro, deverá ser ouvida também pela Assembleia. Não existe possibilidade de discutir um assunto tão sério sem a participação de vocês e também de representantes de outros setores da área de comunicação. Peço mais uma vez desculpa pelo ocorrido e conto com todos na Audiência Pública que já está agendada para o dia 17 de agosto. Quero que essa audiência seja um espaço aberto para o debate, troca de informação, reivindicação e valorização do jornalismo, que de forma ética vem cumprindo seu papel social em nossa região“, finalizou, Isauro.

A manifestação feita pelos representantes das empresas de comunicação digital da Zona da Mata que assinaram a Carta Aberta, teve como objetivo chamar a atenção para a injustiça que seria cometida caso a Audiência Pública fosse realizada conforme divulgada. O grupo de signatários também agradece ao deputado estadual Isauro Calais, a atenção, sensibilidade e deferência ao prestar esclarecimentos sobre o ocorrido e adiar a Audiência Pública, de modo a permitir um amplo debate com a participação de todos os segmentos jornalísticos da Zona da Mata.

Mídia Mineira (Cataguases)
O VIGILANTE ONLINE (Leopoldina)
Site do Marcelo Lopes (Cataguases)
Interligado Online (Muriaé)
A NOTÍCIA (Muriaé)
Blog do Adenilson Mendes (Além Paraíba)
Guia Muriaé (Muriaé)
Site Pólis (Recreio)
Show de Bola do Kadu (São João Nepomuceno)
Site Silvan Alves (Muriaé)
Tribuna de Muriaé (Muriaé)
Fervedouro Conectado (Fervedouro)
O Impacto (Divino)
O Combatente (Carangola)
Conversa Mineira (Maripá de Minas)
Jornal Leopoldinense (Leopoldina)
Paulo Roberto da Rádio (Miradouro)

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II