quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Falha em linhas de transmissão de Furnas deixa Cataguases e região sem energia - Confira nota da Energisa

Falha em duas linhas de transmissão de Furnas que provocou a queda de energia e interrupção de 37% da carga total do estado do Rio de Janeiro, acabou afetando parte da região coberta pela Energisa na tarde desta quarta-feira (31).

Em Cataguases, o apagão durou cerca de 1 hora, das 15 horas às 16 horas aproximadamente e afetou todo o comércio local. Após o fato, a Energisa divulgou nota de esclarecimento a imprensa conforme a seguir:

"Na tarde desta quarta-feira, 31, a Energisa detectou a interrupção no abastecimento de energia na sua área de concessão em Minas Gerais.

O problema teve origem em linhas de transmissões do Sistema Interligado Nacional (SIN), mais especificamente em duas linhas de transmissão da Eletrobrás Furnas, afetando a Light e Ampla. Como a Energisa recebe suprimento dessas duas distribuidoras, a empresa também foi fortemente afetada.

A Energisa Minas Gerais buscou, junto ao Operador Nacional do Sistema (ONS), as causas que deram origem à interrupção e aguarda posicionamento.

Para normalização do fornecimento de energia, a Energisa Minas Gerais realizou manobras automatizadas, alimentando o sistema por outros pontos de suprimento no município de Padre Fialho (MG) e geração disponível.

A interrupção teve início às 15h01m com restabelecimento gradativo do fornecimento de energia. Às 16h07m, a energia foi restabelecida para 100% dos clientes. Neste momento, o sistema encontra-se normalizado.
                                                                                           
A Energisa agradece a compreensão dos seus clientes.​"

Queda de energia afeta várias regiões do estado do Rio

A falha nas linhas de transmissão de Furnas deixou 1/3 do estado do Rio sem energia elétrica nesta quarta-feira.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) às 14h54 desta quarta-feira teve desligamento de duas linhas de transmissão de propriedade da Eletrobrás Furnas.

Isso afetou a rede de operação das concessionárias Light e Ampla nas seguintes áreas do Rio: Região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense e alguns bairros da capital. A situação começou a ser revertida a partir das 15h11.

Segundo a Furnas, o desligamento das linhas de transmissão Adrianópolis e Angra dos reis foi automático do sistema de proteção de falhas. Ainda segundo Furnas as linhas foram reenergizadas às 15h11 e 15h16, respectivamente. A equipe técnica da empresa apura as causas da ocorrência.

A Light afirmou que trechos da Baixada Fluminense e Zona Norte ficaram sem energia por conta da falha no sistema. A Ampla divulgou que a energia foi normalizada no Norte, Noroeste fluminense na região dos Lagos e em Teresópolis.

O problema de fornecimento de energia externa afetou os trens da Linha 2 do metrô que ficaram operando apenas até a estação Maria da Graça. A situação já foi normalizada.

A circulação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) foi interrompida durante quase meia hora. A operação do trecho completo do Santos Dumont até a Rodoviária já foi restabelecida.
Agência Brasil

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II