domingo, 21 de agosto de 2016

Fundado primeiro partido animalista da América Latina com membros de diversas cidades inclusive Cataguases

Foto: divulgação
Com 102 fundadores, inclusive de Cataguasenses, o registro do Partido ANIMAIS foi apresentado recentemente ao Cartório do segundo ofício do Distrito Federal. Em 27 de julho, a Comissão Pró-Fundação do Partido ANIMAIS publicou seu Estatuto e Programa no Diário Oficial da União (DOU), tornando oficial a criação do primeiro partido animalista da América Latina e 14º do mundo.

De acordo com Frank Alarcón (RJ), biólogo e porta-voz de ANIMAIS, o partido difere inteiramente de outras legendas, cujas pautas apresentam-se como indefinidas ou superficiais. “ANIMAIS é constituído por ativistas veganos, integrantes de mais de 20 ONGs e protetores independentes de 17 estados do Brasil, estudiosos e especialistas diversos dedicados à defesa de animais não-humanos em todas as suas variantes biológicas”, enfatiza. Segundo ele, a nova legenda busca integrar a defesa de vulneráveis à construção de uma realidade de maior justiça social para todos. “Os membros do ANIMAIS entendem que não é coerente discursar publicamente pela paz, justiça, respeito e não-violência e ignorar a existência de direitos fundamentais de animais (humanos e não-humanos) e seu meio ambiente circundante”, complementa.

A partir de agora, a Comissão Pró-Fundação do Partido ANIMAIS se organiza para a coleta das 500 mil assinaturas exigidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o registro da legenda seja efetivado até 2017. Em breve, serão lançadas página na internet e redes sociais, com FAQ e cadastro para os interessados em contribuir.

Há 10 partidos animalistas na Europa, um nos EUA, um no Canadá e um na Austrália, além da Coalizão Europeia – que reúne representantes de sete países. Não há referências confiáveis de que existam partidos dedicados à defesa dos animais afora os países citados, ou na Ásia, África e América Latina.
Desde a Declaração de Cambridge (2012), na qual um grupo de renomados cientistas reconheceu terem diversos animais os substratos biológicos suficientes para a manifestação de consciência, os defensores dos direitos animais têm contabilizado avanços históricos. O Partido Animalista (PACMA), da Espanha, passou dos 0,87% de votos alcançados em 2015 a 1,19% em 2016, enquanto o Parlamento Europeu acabou com os subsídios para as touradas. Na Itália, a nova prefeita de Turim, Chiara Appendino, quer promover novos hábitos veganos como prioridade de sua administração. Também em 2016, o FBI passou o abuso de animais para uma nova categorização, tipificando como crime contra a sociedade.

Organização de ANIMAIS

Foram oito meses de trabalho desde que o convite para a construção coletiva do Partido ANIMAIS foi feito por Carolina Mourão, em 18 de dezembro de 2015. Com a presença de 20 pessoas, entre ativistas, advogados e técnicos, a primeira reunião foi realizada em 13 de fevereiro, na Câmara de Vereadores de São Paulo. Seguiram-se reuniões online em 30 de março, 11 de abril e 11 de julho, quando ativistas de todo o Brasil uniram-se à iniciativa. Durante o período, os fundadores da legenda debateram o Estatuto e o Programa e elegeram sua primeira Comissão Executiva, composta por 10 articulações.

Nominata da Executiva:

Porta-Voz – Nicole Puzzi (SP) e Frank Alarcón (RJ)
Executiva – Carolina Mourão (DF) e Alexandre Gorga (DF)
Organização – Fátima Prudente (SP) e Alexandre Terreri (SP)
Comunicação – Gelcira Teles (RS) e Bruna Vital (SP)
Jurídico – Eduardo Barcelos (Cataguases - MG) e Hamurabi Messeder (DF)
Parlamentar – Natasha Machado (DF) e Natália Dutra (DF)
Internacional – Paulo Cavalcanti – Pinguim (RJ) e Maurício Kanno (SP)
TI – Luciano de Lazari (RS) e Gabriel Montenegro (DF)
Financeiro – Sylvia Maria (DF) e Viviane Reis Nogueira (RJ)
Movimentos Sociais – Teresa Botarro (DF) e Rafael Bahov Shinnishi (SP)
– 17 estados representados no Partido ANIMAIS: AC, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PE, PI, RJ, RN, RS, SP, TO.

Fonte: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
27 Domingo
28 Segunda
29 Terça
30 Quarta
01 Quinta
02 Sexta
03 Sábado
Droga Minas Coimbra Econômica
Pague Menos Aeropharma Drogaria da vila