sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Rotary Club de Cataguases desenvolve campanha contra Hepatites Virais


A fim de combater a transmissão da hepatite no munícipio, o Rotary Club Internacional, através do sua unidade em Cataguases, vai promover a “Campanha Mundial Hepatite Zero”, no Calçadão da Rua Coronel João Duarte, no sábado (27), de 7h 30 min até o meio dia.

Segundo a presidente da instituição, Silvia Gomes de Carvalho, o Rotary Club de Cataguases aderiu à campanha que já está sendo desenvolvida mundialmente. “O objetivo principal é trazer informação a respeito da doença para a comunidade local, pessoas acima de 40 anos e portadores de tatuagens”, comentou a presidente citando o lema trabalhado pela instituição em 2016: ‘Rotary a Serviço da Humanidade’.

Para atingir o sucesso na campanha, o Rotary conta com a parceria do Hospital de Cataguases. “O Hospital vai disponibilizar três profissionais de saúde, sendo eles, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem. E também a estrutura de barracas”, explicou o Controller da Instituição, Carlos Barbosa. “Além do atendimento ás enfermidades, também é uma missão original do Hospital o apoio e colaboração às campanhas de imunizações, prevenções de doenças e de educação em saúde pública”, afirmou Carlos.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Escola Técnica de Enfermagem Joana D’Arc, cederá estudantes para o preenchimento dos cadastros. A ação conta com apoio de diversas entidades, estabelecimentos comerciais e profissionais de saúde.

Segundo o site da Campanha Mundial Hepatite Zero, hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais que a AIDS. Recentemente a ciência chegou a um consenso: o de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos.

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH acredita existir quase 3 milhões de brasileiros infectados com os vírus B e C da Hepatite e que ainda vivem cada dia sem saber que estão doentes. Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.

É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata! Mas se diagnosticada precocemente, tem cura e, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%. No caso da Hepatite tipo B existe vacina que previne e um remédio que elimina o vírus completamente, o qual deverá ser aprovado nos próximos anos.

Farmácias de Plantão em Cataguases
04 Domingo
05 Segunda
06 Terça
07 Quarta
08 Quinta
09 Sexta
10 Sábado
FarmaCenter São Geraldo Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza
N. Sra Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II