sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Rotary Club de Cataguases desenvolve campanha contra Hepatites Virais


A fim de combater a transmissão da hepatite no munícipio, o Rotary Club Internacional, através do sua unidade em Cataguases, vai promover a “Campanha Mundial Hepatite Zero”, no Calçadão da Rua Coronel João Duarte, no sábado (27), de 7h 30 min até o meio dia.

Segundo a presidente da instituição, Silvia Gomes de Carvalho, o Rotary Club de Cataguases aderiu à campanha que já está sendo desenvolvida mundialmente. “O objetivo principal é trazer informação a respeito da doença para a comunidade local, pessoas acima de 40 anos e portadores de tatuagens”, comentou a presidente citando o lema trabalhado pela instituição em 2016: ‘Rotary a Serviço da Humanidade’.

Para atingir o sucesso na campanha, o Rotary conta com a parceria do Hospital de Cataguases. “O Hospital vai disponibilizar três profissionais de saúde, sendo eles, 1 enfermeiro e 2 técnicos de enfermagem. E também a estrutura de barracas”, explicou o Controller da Instituição, Carlos Barbosa. “Além do atendimento ás enfermidades, também é uma missão original do Hospital o apoio e colaboração às campanhas de imunizações, prevenções de doenças e de educação em saúde pública”, afirmou Carlos.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Escola Técnica de Enfermagem Joana D’Arc, cederá estudantes para o preenchimento dos cadastros. A ação conta com apoio de diversas entidades, estabelecimentos comerciais e profissionais de saúde.

Segundo o site da Campanha Mundial Hepatite Zero, hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais que a AIDS. Recentemente a ciência chegou a um consenso: o de que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos.

A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH acredita existir quase 3 milhões de brasileiros infectados com os vírus B e C da Hepatite e que ainda vivem cada dia sem saber que estão doentes. Mais de 80% dos casos mais graves de doenças do fígado, como a cirrose, o câncer e os transplantes de fígado são provenientes das Hepatites B e C, entretanto, apenas 5% dos portadores de hepatites estão diagnosticados.

É essencial saber que a Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata! Mas se diagnosticada precocemente, tem cura e, com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%. No caso da Hepatite tipo B existe vacina que previne e um remédio que elimina o vírus completamente, o qual deverá ser aprovado nos próximos anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
08 - Domingo 09 - Segunda 10 - Terça 11 - Quarta 12 - Quinta 13 - Sexta 14 - Sábado
N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita Dose Certa
Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e vida Drogasil