sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Simpósio promovido pela OAB de Cataguases e Leopoldina com apoio do TRT debate Direito Processual do Trabalho e Novo CPC



Teve início na noite desta quinta-feira (11), no Centro Cultural Humberto Mauro, o I Simpósio de Direito Processual do Trabalho, com o tema: "Reflexos do Novo Código de Processo Civil (CPC)", realizado pela OAB Cataguases, OAB Leopoldina e Tribunal Regional do Trabalho.

O evento foi aberto oficialmente pelo presidente da 6º Subseção da OAB Cataguases, Dr. Márcio Facchini Garcia e pelo presidente da 109º Subseção da OAB Leopoldina, Dr. Rafael Vargas Ponte.

Em seu discurso, Dr. Márcio Facchini, esclareceu que o objetivo do fórum é trazer vasto conhecimento em relação a reforma do CPC e fortalecer a especialidade do direito trabalhista na região. "Promover esse simpósio aqui em Cataguases e também em Leopoldina, é a realização de um sonho, o sonho de receber e congregar operadores do direito dos mais variados confins do nosso estado que virão expor suas práticas voltadas para o processo trabalhista em geral, contribuindo para o reconhecimento deste evento e gerará frutos importantes em prol da sociedade na busca do direito almejado." disse o presidente da OAB Cataguases que também destacou a necessidade de aperfeiçoamento no Sistema Eletrônico Processual que será uma grande ferramenta de trabalho.

Dr. Rafael Vargas Ponte, ressaltou a grande importância do evento para todos os atores do direito do trabalho com discussão de temas relevantes e a aplicação subsidiária e supletiva ao processo do trabalho. "Estamos participando da história pois o Novo CPC entrou em vigor no último mês de março e diversos institutos trazidos pelo novo código surgirão com inúmeras controvérsias" disse.

Os debatedores da Primeira noite foram: Dr. Tarcísio Corrêa de Brito, Juiz titular da Vara do Trabalho de Cataguases; Dr. Marcelo Menezes, Juiz titular da Vara do Trabalho de Muriaé e Dr. Marcelo Pereira Assunção, advogado, para o primeiro painel, intitulado "Ideologia". No segundo painel, com o tema "Das Provas", os debatedores foram: Dr. César Pereira da Silva Machado Júnior, Desembargador do Trabalho e Vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região; Dr. Dr. Rafael Vargas Ponte, presidente da 109º Subseção da OAB Leopoldina e Dr. João Fernando Vieira da Silva, professor e Juiz leigo na Comarca de Cataguases. Por último, o 3º painel sob o tema: "Direito Coletivo do Trabalho", contou com as participações do Dr. Luiz Ronan Neves Koury, Desembargador do Trabalho e 2º Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região; Dr. João Bosco Pinto Lara, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3º Região e Fernanda Leonardo Lucindo, advogada, Conselheira Subseccional da 6º Subseção da OAB Cataguases.

O Simpósio segue nesta sexta-feira em Cataguases no Centro Cultural Humberto Mauro a partir das 18h30 e finaliza em Leopoldina no sábado na Faculdade Doctum com programação pela manhã e à tarde.

Em entrevista para o Site Mídia Mineira, Dr. Márcio Facchini, explicou que a ideia do Simpósio partiu de uma conversa entre ele e Dr. Tarcísio, Juiz da Vara do Trabalho, no ano passado onde o juiz chamou a atenção para trazer esse evento para Cataguases. Destacou que o Tribunal Regional do Trabalho, TRT, deu total apoio e que a finalidade é trazer aos advogados, estudantes e magistrados as atualidades jurídicas do momento como a reforma do novo Código de Processo Civil, que passou a vigorar a partir de 17 de março deste ano e que nele existem muitos artigos que vigoram na justiça do trabalho. Ele também destacou o grande número de adesão, com todas as inscrições disponibilizadas fechadas.

O Juiz titular da Vara do Trabalho de Cataguases, Dr. Tarcísio Corrêa de Brito, também falou com exclusividade para o Site Mídia Mineira onde contou que já existia uma intenção, de alguns anos, na descentralização dos grandes eventos para fora do eixo Juiz de Fora-Belo Horizonte. "Em geral, há um incentivo muito grande na realização destes simpósios mas os centros menores, ficam de fora dessa gestão de conhecimento. A ideia desse primeiro fórum sub-regional, surgiu com um projeto que foi apresentado a associação de magistrados para a criação de um grande simpósio em Belo Horizonte para  análise das normas do Novo Código de Processo Civil e eu achei interessante trazer parte desse evento, inspirado neste evento maior, para Cataguases com a colaboração fundamental dos dois presidentes da OAB, de Cataguases e Leopoldina que se engajaram nesse projeto e conseguiram chegar nesse resultado que pra mim é surpreendente", disse. 









Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
21 Domingo
22 Segunda
23 Terça
24 Quarta
25 Quinta
26 Sexta
27 Sábado
Atlas Sta Rita Dose certa Inova Econômica III Droga Minas Coimbra
Vasconcelos Saúde e Vida Drogasil Droga Farma Farmanossa Pague Menos Aeropharma