sábado, 26 de novembro de 2016

Dia do Doador de Sangue é comemorado no Hospital de Cataguases

O Hospital de Cataguases e o Hemominas promoveram uma ação em comemoração ao ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’, na última quinta-feira, 24 de novembro. O evento contou com a presença do prefeito eleito Willian Lobo de Almeida, do vereador Aquiles Branco, do empresário Jesusimar de Oliveira Dornelas e de membros da mesa administrativa, como o Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill.

Diversos setores do Hospital se mobilizaram para a elaboração do evento. Uma decoração com bolas vermelhas foi montada do lado de fora do espaço de coleta, a equipe de atendentes do HC Saúde recepcionaram aos voluntários, e um apetitoso lanche preparado pela equipe de cozinheiras da instituição com direito a bombons, bolos de cenoura e chocolate, diversos sabores de sucos e biscoitos. A dupla de Doutores do Riso Solto, integrada pela Doutora Bolonhesa e o Doutor Splash foram convidados para descontrair a todos. Todos os doadores também ganharam do Hemominas uma camisa comemorativa.

Doador voluntário frequente, Willian Lobo participou do evento mostrando intimidade com a equipe de coleta do Hemominas. Lembrou também que além dele, seu pai Analiba e seu irmão mais novo, Adinan possuem o hábito doação voluntária. O corpo de bombeiros civis de Cataguases também participou do dia de coleta. Foram coletadas 48 bolsas de sangue nesta manhã, o provedor do Hospital, Bill Crepaldi se mostrou muito satisfeito com o resultado, e parabenizou aos envolvidos com a ação. “É muito gratificante esta parceria do Hemominas com nossa instituição, a cada vez que batemos a meta de coleta nos dá a certeza que estamos no caminho certo, pois estamos repondo ao Hemominas o estoque que nós também somos usuários”.


Um dia para valorizar o doador


O dia 25 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%. No Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue.

É por isso que Hospital de Cataguases valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Só para ter ideia, grande parte dessas pessoas vêm doar de forma voluntária, sem ter um paciente vinculado à doação, o que atesta a fidelização dos doadores em relação ao trabalho desenvolvido pela parceria do Hospital e Hemominas. A coleta de sangue no Hospital de Cataguases acontece toda quinta-feira, das 7 às 12 horas.


Fonte: Hospital de Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
08 Domingo
09 Segunda
10 Terça
11 Quarta
12 Quinta
13 Sexta
14 Sábado
São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita
Cataguases Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e Vida