sábado, 26 de novembro de 2016

Dia do Doador de Sangue é comemorado no Hospital de Cataguases

O Hospital de Cataguases e o Hemominas promoveram uma ação em comemoração ao ‘Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue’, na última quinta-feira, 24 de novembro. O evento contou com a presença do prefeito eleito Willian Lobo de Almeida, do vereador Aquiles Branco, do empresário Jesusimar de Oliveira Dornelas e de membros da mesa administrativa, como o Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill.

Diversos setores do Hospital se mobilizaram para a elaboração do evento. Uma decoração com bolas vermelhas foi montada do lado de fora do espaço de coleta, a equipe de atendentes do HC Saúde recepcionaram aos voluntários, e um apetitoso lanche preparado pela equipe de cozinheiras da instituição com direito a bombons, bolos de cenoura e chocolate, diversos sabores de sucos e biscoitos. A dupla de Doutores do Riso Solto, integrada pela Doutora Bolonhesa e o Doutor Splash foram convidados para descontrair a todos. Todos os doadores também ganharam do Hemominas uma camisa comemorativa.

Doador voluntário frequente, Willian Lobo participou do evento mostrando intimidade com a equipe de coleta do Hemominas. Lembrou também que além dele, seu pai Analiba e seu irmão mais novo, Adinan possuem o hábito doação voluntária. O corpo de bombeiros civis de Cataguases também participou do dia de coleta. Foram coletadas 48 bolsas de sangue nesta manhã, o provedor do Hospital, Bill Crepaldi se mostrou muito satisfeito com o resultado, e parabenizou aos envolvidos com a ação. “É muito gratificante esta parceria do Hemominas com nossa instituição, a cada vez que batemos a meta de coleta nos dá a certeza que estamos no caminho certo, pois estamos repondo ao Hemominas o estoque que nós também somos usuários”.


Um dia para valorizar o doador


O dia 25 de novembro foi instituído como Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Contudo, segundo dados do Ministério da Saúde, este índice no Brasil está bem aquém do preconizado, não chegando a 2%. No Brasil, são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue.

É por isso que Hospital de Cataguases valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Só para ter ideia, grande parte dessas pessoas vêm doar de forma voluntária, sem ter um paciente vinculado à doação, o que atesta a fidelização dos doadores em relação ao trabalho desenvolvido pela parceria do Hospital e Hemominas. A coleta de sangue no Hospital de Cataguases acontece toda quinta-feira, das 7 às 12 horas.


Fonte: Hospital de Cataguases

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
03 - Domingo 04 - Segunda 05 - Terça 06 - Quarta 07 - Quinta 08 - Sexta 09 - Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova
Vasconcelos Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa