-->

sábado, 26 de novembro de 2016

Leopoldina sedia o XXI Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) e o XII ForEA Mirim






Nos dias 24 e 25 de novembro, Leopoldina sediou a vigésima primeira edição do Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) e o XII ForEA Mirim, realizados na Escola Municipal Professora Maria da Conceição Monteiro Resende (CAIC). Pela segunda vez em Leopoldina (a primeira foi em 2015), o ForEA 2016 contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Leopoldina, através das Secretarias Municipais de Educação, de Agricultura e de Meio Ambiente, da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata, do Instituto Estadual de Florestas e da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, juntamente com a Polícia Militar de Minas Gerais e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

 Nos dois dias do encontro foram discutidas questões ambientais, sob o tema central “Interatividade Socioambiental Bacia do Pomba”, elevando o ForEA como a mais significativa, importante e abrangente ação de Educação Ambiental do Estado de Minas Gerais.

 A solenidade de abertura aconteceu na manhã da quinta-feira (24) e contou com as presenças de autoridades locais, alunos, professores e diretores de várias escolas municipais, estaduais e particulares de Leopoldina, além de representantes de órgãos regionais ligados à área ambiental, dentre outras instituições. 

 A Mesa de Honra foi composta pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente de Leopoldina, Marco Antônio de Toledo Gorrado, que representou o Prefeito José Roberto de Oliveira; Leonardo Sorbliny Schucter, analista ambiental do Sistema Estadual de Meio ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA)  Minas Gerais, representando o Superintendente da Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SUPRAM)  Zona da Mata, Alberto Félix Iasbik; Regina Lúcia Barbosa Britto de Oliveira, Secretária Municipal de Educação de Leopoldina; Luiz Henrique Ferraz Miranda, Supervisor do IEF Regional Mata - representando o Diretor Geral do IEF, João Paulo Sarmento; Tenente Ferreira Filho, representando a 6ª Cia PM Ind, sediada em Leopoldina; 3º Sargento BM Marcelo Alves Lopes, representando o 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina; Sub Tenente Carpinetti, representando a Polícia Militar do Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário; Mariana Rocha, representando o Diretor da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra; a estudante Lívia Braga Xavier; Betty Giovanonni Oliveira, Presidente do CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental) MG ZM e Josabet de Souza Furtado, Coordenadora Geral do XXI ForEA. 


Apresentaram-se durante a solenidade o Grupo Pérola Negra e uma representação do Conservatório Estadual de Música (C.E.M.) “Lia Salgado”, interpretando o Hino Nacional, o Hino de Leopoldina e a música “Morro do Cruzeiro”. Em seguida foram entregues Diplomas e Medalhas aos homenageados do evento: Professora Fátima Terezinha Lacerda, Diretora da E. M. Professora Maria da Conceição Monteiro de Rezende (CAIC), 3º Sargento Frederico Chaves de Oliveira, Prefeito José Roberto de Oliveira, Leonardo Sorbliny Schucter, o ex-Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e ex-Ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho – representado pela Coordenadora do Polo da CIEA de Juiz de Fora, Renata Martins Meirelles. 

Após os pronunciamentos, a Coordenadora Geral do XII ForEA Mirim, Rose Belcavelo, apresentou a palestrante oficial do evento, Vanderlice Marques Roberti, com o tema “Diversidade é Vida: As quatro Estações.” Ao final da solenidade de abertura, os gestores municipais da Zona da Mata participaram de um encontro. A programação do ForEA 2016 foi encerrada na tarde da sexta-feira (25). 



Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. 
Fotos: Kalon Moraes. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
17 Domingo
18 Segunda
19 Terça
20 Quarta
21 Quinta
22 Sexta
23 Sábado
Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil
Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus