segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Marcelo Silveira, Willian Bittar e Elisabete Kropf lançam livro inédito sobre Ouro Preto, Paraty e Cataguases

No quadro "Bate Papo com François Fusco" do Programa Mídia Mineira desta segunda-feira (26), o jornalista François Fusco conversou com a arquiteta e urbanista Elisabete Kropf. A profissional contou sobre o livro "A cidade e o patrimônio: Ouro preto-Paraty-Cataguases", lançado recentemente onde ela foi convidada para escrever a parte que fala sobre Cataguases.

O Programa Mídia Mineira vai ao ar pelas emissoras Multisom Sertaneja a partir das 8 horas com reprise na Multisom Cataguases a partir das 12 horas.

O livro, escrito pelo professor da UFJF, Marcelo Silveira, Willian Bittar e Elisabete Kropf, trata das relações entre o patrimônio e as demandas dessas três cidades históricas nos dias de hoje. Um diálogo que, na maioria das vezes, é muito conflituoso, mas que, ao mesmo tempo, está também presente em quase todas as cidades que detém uma memória a ser preservada e também querem se inserir dentro de uma perspectiva de desenvolvimento e de futuro.

A parte que trata de Cataguases, segundo a historiadora e escritora cataguasense Joana Capella, "é a primeira abordagem do modernismo a partir do nosso contexto histórico e isso é muito positivo para a compreensão da evolução da sociedade bem como para a valorização dos nossos  bens culturais".


Conforme o Professor Dr. Marcelo Silveira da Escola de Belas Artes da UFRJ, "O livro é um feito importantíssimo, pois é a ÚNICA publicação no mundo que trata de Cataguases visto não apenas de um modo técnico (elencando seu patrimônio), mas discutindo a realidade dessa cidade. Ele precisa ser falado, discutido, trazido a público para ser referendado, combatido, desdito, contradito."  

O livro está à venda na Casa do Livro, na Av Astolfo Dutra, 25, no centro de Cataguases e o preço de lançamento é de R$39,90

Sobre os autores:

Marcelo Silveira é arquiteto e urbanista, doutor em Teoria e História da Arquitetura pela FAU-UFRJ. Leciona na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Willan Bittar é arquiteto, leciona desde 1980 em diversas faculdades publicas e particulares do RJ. Coordenou a equipe multidisciplinar para a realização do Inventario Nacional de Bens Imoveis de Paraty em 2002. É autor de diversos livros e artigos.

Elisabete Kropf é carioca, arquiteta e urbanista. Possui diversos projetos na cidade e região, onde mora e trabalha desde 1986. Idealiza e coordena o CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade, nas 3 edições (2012/2014/2016) que produz discussões e propostas para a região considerada de relevante valor cultural.

Confira abaixo o vídeo da entrevista:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
08 Domingo
09 Segunda
10 Terça
11 Quarta
12 Quinta
13 Sexta
14 Sábado
São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas Sta Rita
Cataguases Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos Saúde e Vida