segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Marcelo Silveira, Willian Bittar e Elisabete Kropf lançam livro inédito sobre Ouro Preto, Paraty e Cataguases

No quadro "Bate Papo com François Fusco" do Programa Mídia Mineira desta segunda-feira (26), o jornalista François Fusco conversou com a arquiteta e urbanista Elisabete Kropf. A profissional contou sobre o livro "A cidade e o patrimônio: Ouro preto-Paraty-Cataguases", lançado recentemente onde ela foi convidada para escrever a parte que fala sobre Cataguases.

O Programa Mídia Mineira vai ao ar pelas emissoras Multisom Sertaneja a partir das 8 horas com reprise na Multisom Cataguases a partir das 12 horas.

O livro, escrito pelo professor da UFJF, Marcelo Silveira, Willian Bittar e Elisabete Kropf, trata das relações entre o patrimônio e as demandas dessas três cidades históricas nos dias de hoje. Um diálogo que, na maioria das vezes, é muito conflituoso, mas que, ao mesmo tempo, está também presente em quase todas as cidades que detém uma memória a ser preservada e também querem se inserir dentro de uma perspectiva de desenvolvimento e de futuro.

A parte que trata de Cataguases, segundo a historiadora e escritora cataguasense Joana Capella, "é a primeira abordagem do modernismo a partir do nosso contexto histórico e isso é muito positivo para a compreensão da evolução da sociedade bem como para a valorização dos nossos  bens culturais".


Conforme o Professor Dr. Marcelo Silveira da Escola de Belas Artes da UFRJ, "O livro é um feito importantíssimo, pois é a ÚNICA publicação no mundo que trata de Cataguases visto não apenas de um modo técnico (elencando seu patrimônio), mas discutindo a realidade dessa cidade. Ele precisa ser falado, discutido, trazido a público para ser referendado, combatido, desdito, contradito."  

O livro está à venda na Casa do Livro, na Av Astolfo Dutra, 25, no centro de Cataguases e o preço de lançamento é de R$39,90

Sobre os autores:

Marcelo Silveira é arquiteto e urbanista, doutor em Teoria e História da Arquitetura pela FAU-UFRJ. Leciona na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Willan Bittar é arquiteto, leciona desde 1980 em diversas faculdades publicas e particulares do RJ. Coordenou a equipe multidisciplinar para a realização do Inventario Nacional de Bens Imoveis de Paraty em 2002. É autor de diversos livros e artigos.

Elisabete Kropf é carioca, arquiteta e urbanista. Possui diversos projetos na cidade e região, onde mora e trabalha desde 1986. Idealiza e coordena o CATS - Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade, nas 3 edições (2012/2014/2016) que produz discussões e propostas para a região considerada de relevante valor cultural.

Confira abaixo o vídeo da entrevista:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
19 - Domingo 20 - Segunda 21 - Terça 22 - Quarta 23 - Quinta 24 - Sexta 25 - Sábado
Coimbra Econômica FarmaCenter Cataguases II Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida
Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa Cataguases Campinho