quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Cataguases: secretário municipal de educação fala sobre os desafios que sua pasta encontrou

O novo secretário municipal de educação, José Fernando Milane, falou para o jornalista François Fusco nesta semana sobre a situação encontrada em sua pasta.

Segundo Milane, pelo diagnóstico inicial, a Secretaria de Educação possui hoje servidores excedentes, alguns em desvio de função e que toda uma análise inicial está sendo realizada para reorganizar o quadro funcional, respeitando o plano de carreira, a ordem de admissão e outros itens para que a categoria seja beneficiada. De acordo com o secretário, o Fundeb hoje, não consegue custear até dezembro o pagamento da folha da educação.

"Não farei nada sozinho, discutirei com os pés no chão, sem demagogia, sem estardalhaço, sem terrorismo, mas com muita prudência, com muita seriedade, porque não se transforma nada - principalmente no momento que nós atravessamos no pais, de recessão, que ao invés de aumentarmos os investimentos estamos tendo um congelamento deles - se não tiver um entendimento, uma reflexão e dados pra convencer de que nós realmente JUNTOS, eu, com os professores, com os diretores, com todo esse sistema, com toda essa equipe, com o Conselho de Educação, com o sindicato, discutirmos ações que possam refletir no reconhecimento desse profissional, na credibilidade resgatada dos pais e da sociedade cataguasense, da população que esteve junto conosco e continuará estando para resgatar esse valor e com índices que possam demonstrar efetivamente resultados satisfatórios para o governo" disse Milane.

O secretário contou que um primeiro contato informal já aconteceu com o Sind-Ute e que existe um entendimento tanto por parte do sindicato quanto por parte do governo, que é necessário resgatar o reconhecimento e valorização dos servidores e credibilidade da população cataguasense para que coloque os filhos nas escolas municipais, além de uma reestruturação no sistema de ensino de Cataguases para que as comunidades no entorno das escolas possam acreditar e realizar a transformação necessária. "Nós estamos aqui a frente da Secretaria Municipal de Educação, para propor algumas ações, escutar algumas posições e JUNTOS executarmos esse planejamento", ressaltou.

Em relação a questão dos materiais, o secretário disse que a licitação foi feita no governo anterior e que ele está acompanhando para que possa ser suprido a demanda inicial antes do período letivo. 

Por fim, o secretário aproveitou para esclarecer sobre a questão de contratação. Ele explicou que a partir da primeira semana de fevereiro,  após os professores efetivos estiverem ocupando os devidos lugares, as vagas que houverem, serão colocadas para contratação e que a partir da primeira sexta-feira de fevereiro ou segunda semana já comece a acontecer as contratações, seguindo a ordem do concurso, lista auxiliar ou candidato melhor classificado. As comunicações serão afixadas na prefeitura, Escola Municipal Flávia Dutra e Secretaria Municipal de Educação.

Confira abaixo o áudio com a entrevista completa:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
23 Domingo
24 Segunda
25 Terça
26 Quarta
27 Quinta
28 Sexta
29 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Silveira Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa