sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Vídeo: Willian Lobo fala sobre sua primeira semana na prefeitura de Cataguases

O prefeito Willian Lobo recebeu o jornalista Marcos Gama do Site Mídia Mineira no início da noite desta quinta-feira (5), em seu gabinete, onde falou sobre sua primeira semana de governo.

Perguntado se já tomou conhecimento sobre a real situação financeira do Município, prefeito Willian disse que vários levantamentos estão sendo feitos para que se tenha um diagnóstico real, que está aguardando esse levantamento para depois divulgar.

Willian revelou que tem enfrentado problemas em relação ao caixa da prefeitura, que não existem recursos empenhados para obras como a da Policlínica e que a prioridade é alocar recursos para em primeiro lugar voltar a pagar a folha de pagamento em dia. Conforme o prefeito, além de várias reuniões e visitas, as ações imediatas da primeira semana foram: limpeza da cidade, operação tapa-buracos, busca de parceria com os acautelados do Presídio Municipal para mutirões de limpeza nos bairros, entre outras. Ele também já pediu ao secretário de saúde para que em aproximadamente 10 dias, volte a funcionar no antigo Pronto Socorro Municipal - provisoriamente - os atendimentos médicos que funcionavam na policlínica e que foram para o CISUM em Leopoldina, além de voltar com realização de exames de raio x e laboratoriais pela prefeitura, visando assim maior economia. Outro ponto positivo na saúde, será o Centro de Fisioterapia que foi licitado no governo anterior e Willian pretende colocar para funcionar em aproximadamente 20 dias.

"Nós não temos dinheiro sobrando neste momento, então, há uma necessidade em canalizar todos nossos esforços em prioridades" disse o prefeito.

Willian está programando uma visita a Caixa Econômica Federal e ao Ministério da Educação para ver a possibilidade de agilizar os repasses para construção das Creches, tanto da Pampulha quanto da Taquara Preta. Esta última, ainda possui problemas estruturais e será necessário a construção de um muro com recursos próprios da prefeitura, que é a contrapartida do município.

Economia

A palavra de ordem atualmente para qualquer gestor, tem sido economia e em Cataguases não está sendo diferente, o prefeito pediu para que todos os secretários "apertem os cintos". No mesmo dia da reportagem, Willian contou que já realizou uma licitação de combustível que possibilitou pagar mais barato que o valor acordado há um ano atrás. Outro ponto, é que o prefeito está segurando ao máximo as contratações para não onerar a Folha de Pagamento. "Nós não temos todas as pessoas para fazer o que nós queremos a todo o momento, então, nós teremos que dobrar e para dobrar nosso trabalho, eu estou acordando todo dia 6 horas da manhã e saindo daqui 8, 9 horas da noite para poder colocar a cidade da melhor forma possível".

Carnaval

O prefeito deixou claro que não existe verba da cultura para realização do carnaval, que todo o dinheiro empregado na organização sai de recursos próprios da prefeitura e que toda economia com a festa de Momo, será utilizada na saúde ou em outras áreas do município.  "Eu sou servidor, sou um empregado da população de Cataguases, esse dinheiro  da cidade não é dinheiro meu, é dinheiro do povo que vem contribuindo e vem confiando no nosso trabalho" reforçou. 

Ele disse ter ficado feliz pelo fato dos blocos caricatos ter entendido a situação e aceito desfilar. Conforme explicou, o atual secretário de cultura, Fausto Menta, é especialista em carnaval e realizou este evento por vários anos em Miraí, que é considerado um dos melhores da região.

Prioridades:

Willian elencou 5 prioridades neste primeiro momento para sua administração, que são: patrolar as estradas rurais, retornar com os pagamentos em dia, terminar a construção das duas creches, reformar a Policlínica e voltar com consultas especializadas e exames.

Vereadores

Sobre os vereadores, o prefeito disse que tem ficado feliz pois tem observado uma mudança de mentalidade em relação a administração pública e que vários já o procuraram dizendo que estão acionando seus deputados para trazerem verbas para a cidade.

Projetos

Por fim, o prefeito contou que já está preparando uma série de estudos em diversas Leis municipais, como Plano Diretor, Plano de Mobilidade Urbana, Municipalização do Trânsito, entre outros, para iniciar as discussões a partir de fevereiro, tão logo a Câmara retorne com as sessões ordinárias. 

Confira abaixo o vídeo com a entrevista na íntegra:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
05 - Domingo 06 - Segunda 07 - Terça 08 - Quarta 09 - Quinta 10 - Sexta 11 - Sábado
Farmacenter Drogaria Silveira - Calçadão Droganova Drogaria São Francisco N.Sra.Aparecida Brasil Sta. Tereza
N.Sra. Rosário Farmácia Cataguases II Farmanossa Farmácia Cataguases Campinho São Mateus Silveira II