quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Câmara de Cataguases realiza primeira sessão do ano com eleição das comissões e participação do prefeito Willian Lobo




A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases que aconteceu nesta terça-feira (7), contou com bom público e com a presença do prefeito Willian Lobo, o vice Tita Lima, o chefe de gabinete João Paulo Vargas, além de vários servidores do Executivo Municipal.

O presidente Michelangelo Correa (PSDB) iniciou a sessão anunciando as decisões tomadas pela Mesa Diretora após o primeiro mês sob sua gestão, que possibilitará maior economia dos gastos do Legislativo Municipal, a fim de ajudar ao Executivo com o retorno dos recursos. Conforme informado pelo presidente, as decisões tomadas, deverão gerar uma economia anual maior que R$ 130 mil, como o corte de 10% dos cargos comissionados, a troca de todo o sistema de iluminação por LED e impressão centralizada a laser. Outras ações como: manutenção preventiva do carro oficial que aumentou a vida útil do veículo em 2 anos, controle mais rigoroso nos orçamentos, otimização de processos e preparação para a modernização da Casa Legislativa, são medidas que também estão sendo implantadas a fim de promover economia e celeridade ao Legislativo Municipal. 


O prefeito Willian Lobo usou a tribuna para destacar a mudança de perfil dos vereadores que estão se esforçando para trazer recursos para Cataguases através de seus deputados. Ele informou as ações de seu primeiro mês de gestão como a implantação do Serviço Municipal de Atendimento Especializado (SEMAE), que está funcionando com 9 especialidades médicas que antes eram atendidas apenas em Leopoldina entre outras coisas. Sobre os problemas enfrentados, Willian destacou a má conservação de algumas escolas municipais que sofrem com infiltrações e outros problemas, os buracos nas ruas que necessitam de licitação para compra de materiais, a preocupação com a limpeza das ruas e escolas através de mutirões que agora passa a contar com o convênio com os acautelados para agilizar os trabalhos. Outro objetivo do prefeito é sanear as despesas para conseguir as certidões negativas que vem impedindo ao Município receber recursos Federal ou Estadual.

Os vereadores de partidos contrários à base que elegeu o atual prefeito ratificaram a intenção de ajudar e de não fazer oposição sistemática ao Executivo. Alguns elogiaram o retorno do pagamento dos servidores para o quinto dia útil já no segundo mês de gestão, após quatro anos de atrasos.
Sem projetos na pauta, esta primeira sessão serviu também para a distribuição dos vereadores nos conselhos e comissões internas. 

Para compor o Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fadic), foram indicados os vereadores:  Hercyl Neto (PROS) como titular e Rafael Moreira (PRB) como suplente. Para o Conselho Municipal do Idoso foram indicados: Ricardo Geraldo Dias (PC do B) como titular e Rogério Ladeira (PHS) como suplente. O Conselho das Pessoas com Deficiência de Cataguases ficou com a Doutora Maria Ângela Girardi (PROS) como titular e Henrique Thurram (PRTB) como suplente.

Para integrar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foram aprovados os vereadores: Mauro Ruela (presidente), Vinícius Machado (relator) e Maria Ângela Girardi (membro). Para a Comissão de Orçamentos Finanças e Contabilidade, foram aprovados os vereadores: Gilmar Canjica (presidente), Hercyl Neto (relator) e Henrique Thurran (membro). A Comissão de Obras e Serviços Públicos, ficou constituída pelos vereadores: Paulo Milani (presidente), Sargento Jorge (relator) e Betão do Areão (membro).

A novidade deste ano, foi a criação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP). Aprovado no final do ano passado o conselho cuidará da promoção do decoro, ordem e disciplina da Câmara, dar cumprimento às determinações da Mesa referente a segurança interna e externa da Casa, fazer sindicâncias sobre denúncias de ordem ilícita ou inflações ética-disciplinares  entre outras coisas. Os membros do CEDP, não podem pertencer a Mesa Diretora, ficando constituídos da seguinte forma:  presidente: Gilmar Canjica, vice-presidente: Marquinhos do açougue e relator: Rafael Moreira.

No grande expediente o Sr. José de Fátimo Ribeiro usou a tribuna para pedir mais atenção aos bairros e não apenas ao centro da cidade.








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
22 - Domingo 23 - Segunda 24 - Terça 25 - Quarta 26 - Quinta 27 - Sexta 28 - Sábado
Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas
Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos