quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Câmara de Cataguases realiza primeira sessão do ano com eleição das comissões e participação do prefeito Willian Lobo




A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Cataguases que aconteceu nesta terça-feira (7), contou com bom público e com a presença do prefeito Willian Lobo, o vice Tita Lima, o chefe de gabinete João Paulo Vargas, além de vários servidores do Executivo Municipal.

O presidente Michelangelo Correa (PSDB) iniciou a sessão anunciando as decisões tomadas pela Mesa Diretora após o primeiro mês sob sua gestão, que possibilitará maior economia dos gastos do Legislativo Municipal, a fim de ajudar ao Executivo com o retorno dos recursos. Conforme informado pelo presidente, as decisões tomadas, deverão gerar uma economia anual maior que R$ 130 mil, como o corte de 10% dos cargos comissionados, a troca de todo o sistema de iluminação por LED e impressão centralizada a laser. Outras ações como: manutenção preventiva do carro oficial que aumentou a vida útil do veículo em 2 anos, controle mais rigoroso nos orçamentos, otimização de processos e preparação para a modernização da Casa Legislativa, são medidas que também estão sendo implantadas a fim de promover economia e celeridade ao Legislativo Municipal. 


O prefeito Willian Lobo usou a tribuna para destacar a mudança de perfil dos vereadores que estão se esforçando para trazer recursos para Cataguases através de seus deputados. Ele informou as ações de seu primeiro mês de gestão como a implantação do Serviço Municipal de Atendimento Especializado (SEMAE), que está funcionando com 9 especialidades médicas que antes eram atendidas apenas em Leopoldina entre outras coisas. Sobre os problemas enfrentados, Willian destacou a má conservação de algumas escolas municipais que sofrem com infiltrações e outros problemas, os buracos nas ruas que necessitam de licitação para compra de materiais, a preocupação com a limpeza das ruas e escolas através de mutirões que agora passa a contar com o convênio com os acautelados para agilizar os trabalhos. Outro objetivo do prefeito é sanear as despesas para conseguir as certidões negativas que vem impedindo ao Município receber recursos Federal ou Estadual.

Os vereadores de partidos contrários à base que elegeu o atual prefeito ratificaram a intenção de ajudar e de não fazer oposição sistemática ao Executivo. Alguns elogiaram o retorno do pagamento dos servidores para o quinto dia útil já no segundo mês de gestão, após quatro anos de atrasos.
Sem projetos na pauta, esta primeira sessão serviu também para a distribuição dos vereadores nos conselhos e comissões internas. 

Para compor o Fundo Municipal de Apoio ao Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fadic), foram indicados os vereadores:  Hercyl Neto (PROS) como titular e Rafael Moreira (PRB) como suplente. Para o Conselho Municipal do Idoso foram indicados: Ricardo Geraldo Dias (PC do B) como titular e Rogério Ladeira (PHS) como suplente. O Conselho das Pessoas com Deficiência de Cataguases ficou com a Doutora Maria Ângela Girardi (PROS) como titular e Henrique Thurram (PRTB) como suplente.

Para integrar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, foram aprovados os vereadores: Mauro Ruela (presidente), Vinícius Machado (relator) e Maria Ângela Girardi (membro). Para a Comissão de Orçamentos Finanças e Contabilidade, foram aprovados os vereadores: Gilmar Canjica (presidente), Hercyl Neto (relator) e Henrique Thurran (membro). A Comissão de Obras e Serviços Públicos, ficou constituída pelos vereadores: Paulo Milani (presidente), Sargento Jorge (relator) e Betão do Areão (membro).

A novidade deste ano, foi a criação do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP). Aprovado no final do ano passado o conselho cuidará da promoção do decoro, ordem e disciplina da Câmara, dar cumprimento às determinações da Mesa referente a segurança interna e externa da Casa, fazer sindicâncias sobre denúncias de ordem ilícita ou inflações ética-disciplinares  entre outras coisas. Os membros do CEDP, não podem pertencer a Mesa Diretora, ficando constituídos da seguinte forma:  presidente: Gilmar Canjica, vice-presidente: Marquinhos do açougue e relator: Rafael Moreira.

No grande expediente o Sr. José de Fátimo Ribeiro usou a tribuna para pedir mais atenção aos bairros e não apenas ao centro da cidade.








Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa