sexta-feira, 10 de março de 2017

Câmara de Cataguases homenageia mulheres em noite de reflexão





A Câmara Municipal de Cataguases homenageou nesta quarta-feira (8), em sessão solene, 15 mulheres com o título de Mulher Destaque 2017 em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Foi uma reunião comemorativa mas também de muita reflexão como mostrou os pronunciamentos da vereadora e médica Maria Ângela Girardi, da delegada de Polícia Civil Dra. Érica Nascimento Guedes e da assistente social Ana Carolina Damasceno.


Doutora Maria Ângela Girardi, falou sobre a importância de investimento na saúde da mulher e apresentou gráficos revelando que a incidência de gravidez na adolescência, mortalidade por câncer de útero e taxa de mortalidade por câncer de mama em Cataguases é alta se comparada com outros municípios mineiros. "A gente tem de investigar esses indicadores, traduzir isso tudo e partir para medidas efetivas. Tem como melhorar a saúde de Cataguases, eu acho que o que a gente precisa em Cataguases basicamente é uma reforma administrativa, ver que se a gente tem subfinanciamento, se não tem condições orçamentárias para bancar, deve-se avaliar e fazer uma reforma administrativa, ver o que se pode tirar aqui e ali para priorizar o atendimento a essas pacientes", disse.

Após sua fala, a vereadora Maria Ângela assumiu a presidência da sessão a convite do presidente da Casa, Michelangelo de Melo Correa.


delegada de Polícia Civil Dra. Érica Guedes, expôs dados sobre a violência contra a mulher mostrando que as estatísticas de violência doméstica em Cataguases são altas. Segundo ela, hoje existem em Cataguases aproximadamente 500 inquéritos em tramitação na Polícia Civil apenas de violência contra a mulher e nos primeiros 67 dias do ano (1 de janeiro a 8 de março), já foram requeridos em Cataguases 50 pedidos de medidas protetivas e já foram instaurados aproximadamente 60 inquéritos. A delegada finalizou sua fala recitando uma poesia (vídeo abaixo).

Por fim, a assistente social Ana Carolina Damasceno disse que a data é de reconhecimento mas também de luta pelos direitos da mulher. Segundo ela, a discriminação contra o sexo feminino, não é um problema apenas de uma classe social ou de um país, mas mundial, pois a criança já é educada em uma cultura machista. De acordo com ela, as mulheres ainda recebem um salário menor que os homens na mesma função e que conforme dados da ONU, esse salário só será equiparado daqui a 83 anos. Para ela, as mulheres que trabalham estão em sua maioria em funções de cuidadoras como enfermagem e serviço social devido a cultura, onde a menina é educada para cuidar dos filhos e da casa, mas que as mulheres precisam ocupar seu espaço nas outras áreas. Ela também falou sobre o trabalho da Casa de Maria em Cataguases que hoje se tornou referência nacional.


Em nome das homenageadas, falou a ex-prefeita e ex-deputada, Maria Lúcia Soares Mendonça a qual reforçou que a data é de compromisso e não de comemoração. "Vamos ver o que nós podemos fazer, não é só como mulher vereadora não, mas o que eu posso fazer como esposa do vereador, como mulher, irmã, mas vamos entender que hoje não é dia de comemoração e sim de compromisso", disse.

 

Foram homenageadas na noite: 

  1. Ana Aparecida Lomba Duarte pelo vereador Humberto Antônio da Silva Machado;
  2. Jovita de Souza Henrique pelo vereador Jorge Roberto Silva Alves;
  3. Laura Santana pelo vereador Mauro de Oliveira Ruela;
  4. Luzia Luiza da Silva Mateus pelo vereador Rafael Rodrigues Moreira;
  5. Márcia Helena Silvério Ribeiro pela vereadora Maria Ângela Girardi;
  6. Margareth Netto Gomes pelo vereador Rogério de Oliveira Ladeira;
  7. Maria Cristina Lannes pelo vereador Marcos da Costa Garcia;
  8. Maria Lúcia Soares Mendonça pelo vereador Ricardo Geraldo Dias;
  9. Marlucia dos Santos de Melo pelo vereador Vinicius Machado;
  10. Mirilane Licazali Caetano pelo vereador Carlos Alberto Silva Barbosa;
  11. Ocileni de Almeida Vargas pelo vereador Michelangelo de Melo Correa;
  12. Olga Medeiros Cabral pelo vereador Paulo Alberto Costa Milani;
  13. Rosária do Carmo Oliveira pelo vereador Henrique Silva Oliveira;
  14. Terezinha Machado Diniz Souza Lima pelo vereador Antônio Gilmar de Oliveira e
  15. Zilá Henrique Pereira pelo vereador Hercyl Suhurt Salgado.













Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
23 Domingo
24 Segunda
25 Terça
26 Quarta
27 Quinta
28 Sexta
29 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Silveira Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa