quarta-feira, 8 de março de 2017

Cataguases poderá contar com o atendimento em neurocirurgia novamente

Uma parceria que está sendo formada entre as 15 cidades que compõem as microrregionais de Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba poderá resolver o problema da neurocirurgia no município. O projeto foi amplamente debatido em duas reuniões que aconteceram na segunda-feira (6), na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRSL) e na Câmara Municipal de Cataguases.
O neurocirurgião funcional Diego Daibert Salomão de Campos é leopoldinense e está disposto a atender a nossa população assumindo todo atendimento de urgência e emergência e mais 100 consultas mensais que serão distribuídas entre as demandas eletivas de cada um todos municípios envolvidos no rateio, explicou o Secretário de Saúde de Cataguases, Eliermes Teixeira de Almeida. As intervenções acontecerão nos hospitais de Cataguases e Leopoldina.
“O mais interessante é que ele vai fazer tudo isso dentro da Tabela SUS, respeitando os valores que o Governo Federal paga ao Hospital pelos atendimentos de média complexidade”, afirmou Eliermes, que explicou ainda que embora Cataguases não tenha credenciamento em alta complexidade, a presença do neurocirurgião será de grande valia, pois boa parte das ocorrências atendidas estão na faixa da média complexidade, e quando não sanadas a tempo, evoluem podendo levar o paciente ao óbito.
Segundo Eliermes, o pagamento do profissional será divido entre as prefeituras que compõe o CISUM em cotas proporcionais ao número de habitantes.
O encontro na GRSL contou com a participação de diversos prefeitos, secretários municipais de saúde, equipe do Consorcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM, técnicos representantes da GRSL, vereadores, representantes do Hospital de Cataguases, Santa Casa de Misericórdia Leopoldinense, Hospital São Salvador de Além Paraíba e do médico neurocirurgião Diego Daibert Salomão de Campos, que está se propondo a prestar o serviço na região.
Mais tarde, a convite do vereador Vinícius Machado, reuniram-se na Câmara Municipal de Cataguases para ouvir as explanações do médico a cerca da prestação de serviços, a equipe do Consorcio Intermunicipal de Saúde União da Mata – CISUM, técnicos representantes da GRSL, o administrador da Casa de Caridade Leopoldinense, Wolney Aguilar, a supervisora administrativa do Hospital de Cataguases, Maria Inês de Oliveira Dal Bianco e o Provedor do Hospital de Cataguases, Wilson Crepaldi Júnior – Bill. Como proposta do vereador Vinícius, apoiada pelos demais edis, do repasse feito pela casa legislativa à Prefeitura, será retirado o valor para a parte que cabe ao município contribuir para a efetuação do pagamento do profissional de saúde.
Bill se mostrou muito otimista com a notícia e aproveitou para demonstrar apoio à ação do CISUM. “Estamos de portas abertas, com nosso centro cirúrgico disponível para receber esse atendimento que tanto beneficiará a Cataguases, como também às demais cidades da Zona da Mata”.
Fonte: Hospital de Cataguases
Fotos: Vinícius Machado e Sargento Jorge Roberto

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa