segunda-feira, 6 de março de 2017

Cataguases tem formação musical e artística através da escola Canto Cultural


Diante da vida agitada em que vivemos, estudar música pode ser uma boa opção de relaxamento anti stress. Em Cataguases, a população conta hoje com um excelente centro de formação musical para todos os gostos. Trata-se do Canto Cultural Eliane Carvalho.

Situada na Rua Joaquim Peixoto Ramos, nº 86, no centro de Cataguases, os cursos do canto cultural são profissionalizantes, Livres ou terapêuticos pois a professora Eliane Carvalho utiliza-se de técnica de prevenção de stress e depressão com fundamentos usados para ensinar música como forma de relaxamento.

A escola tem turmas para adultos, crianças e idosos que podem escolher entre piano, violino, demais instrumentos de corda, percussão e sopro. Para quem deseja aprender a cantar, estão abertas as turmas de canto coral, canto popular canto Gospel, canto Lírico e canto Livre, com técnica vocal ministrada por profissional qualificado. Profissionais que desejam melhorar sua técnica vocal e buscam uma voz limpa e saudável, como professores, balconistas, atores, oradores, advogados e outros, também fazem parte do público alvo do curso de técnicas vocais. A empresa também ministra cursos para crianças a partir de 2 anos de idade e teatro adulto e infantil.

"Muitas pessoas estão procurando o trabalho que desenvolvo como fonte de terapia, inclusive médicos e psicólogos estão indicando a seus pacientes", diz a professora Eliane Carvalho.

A escola está com matrículas abertas para o ano de 2017 e dúvidas podem ser sanadas pelos telefones: (32) 3422-6299 ou  9 8826-5116 e Whatsapp: 9 8823-5116.


Professora Eliane Carvalho


Eliane Carvalho é pedagoga, cantora, interprete, atriz e professora de música. 


Graduada em pedagogia pela Unifran Cruzeiro do Sul, formou-se no curso técnico profissionalizante em teclado, teoria musical, canto coral, prática de conjunto, harmonia , percepção, folclore, canto lírico,  música de câmara, música antiga, canto popular, cantigas e canto  gospel pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro.

Cursou canto lírico e suas grades curriculares no Conservatório Estadual de Música Lia Salgado em Leopoldina com a  consagrada e falecida professora Ana Lúcia Babinsk, que além de canto lhe ensinou técnica vocal em aulas particulares em sua residência. Cursou teatro com Marco Andrade e Carlos Sérgio Bittencourt.

Estudou harmonia Vocal e Funcional dois anos com a Maestrina Maria Aida Barroso. 

Participou de várias oficinas de canto com grandes profissionais do canto e arte de interpretação com a preparadora vocal Babaya da Escola de Musica Babaya de Belo Horizonte MG. 

Participou de diversas oficinas como: Cenografia e Figurino com a cenógrafa e figurinista Mirian Santos Menezes; oficina Brincando com o palhaço com Jô Alves; oficina Poéticas do corpo em Diálogo Visual com Marcus Diego de Almeida e Silva.

Masterclass de canto com Maíra Lautert  e Fabrizio Claussen do Rio de Janeiro. Masterclass com Doriana Mendes e Daniela Mesquita do  Quarteto Colonial do Rio de Janeiro e Masterclass de Improvisação com Ricardo Itaborahy Soares. Oficina com Mirian Gaspar. 

Participou de vários corais na cidade e região. Fez parte do coral Santa Cecília, Coral PIB com direção de Neuza Soares; Coral Lia Salgado direção Ana Babinsk; Coral a capela na Escola de música Lila Carneiro Gonçalves com direção de Maria Aida Barroso em Cataguases. Um total de 16 anos como coristas. 

Como cantora e interprete se dedica a pesquisar vários compositores e estilos como: clássico, popular antigo e atual, bossa nova, samba e musica regional dentre outros. Estudou violão com Evaldo Lima, grande amigo e parceiro de palco.


Em Cataguases, Eliane Carvalho trabalha Ha mais de dez anos com Técnica Vocal para canto, oratória e articulação e distúrbios da fala. Canto Erudito, Popular, Gospel e canto Lírico. Canto Coral e em Grupo. Interpretação e História da Música. Prática de conjunto,Teclado com técnica de piano para fortalecimento dos dedos, pois cursou 4 anos de piano. Musicalização infantil a partir de 2 anos de idade, sendo responsável pelo lançamento de muitos na área da música. 

A professora também promove vários eventos musicais beneficentes com seus alunos, dentre os eventos produzidos e dirigidos por Eliane Carvalho estão: nove Encontros Anuais Beneficente de Artes, sendo o último em 2016; Show Novos Talentos Da MPB, I e II que serviu para lançar novos talentos no cenário musical de Cataguases. 

Eliane também Trabalhou como Instrutora de Artes e Ofício em 2012 e 2013 na Prefeitura de Cataguases, sendo responsável por dois corais infantis. Ministrou aulas de Música, expressão corporal, Prática de conjunto, flauta e musicalização nas Escolas Municipais Maria José peloso no bairro Ana Carrara, Enedina Prata no Bairro Paraíso e Prefeito José Esteves na Vila Leonardo. Esta última, no ano de 2012 em parceria com o Cras da Vila Leonardo, foi referência no Município em 2012, onde os alunos se apresentaram em muitos eventos promovidos pela prefeitura de Cataguases com o “Coral Rouxinol”. 

No ano de 2013 Eliane Carvalho além dos seus trabalhos envolvendo Música em Escolas Municipais, ampliou suas experiências artísticas ao produzir shows do projeto “De Todas as Maneiras” de sua autoria e que contou com recursos da Lei Ascânio Lopes, da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Cataguases, Alem de Contar com Apoio de Várias fundações e empresas privadas de nossa cidade. Um dos grandes objetivos do projeto foi proporcionar a integração de todas as classes sociais e ainda colocar Música e informação a serviço da Educação. "Um outro objetivo é beneficiar quem precisa através de talentos que se formam e transformam o cenário de nossa cidade além de apresentar à nossa cidade músicos e outros profissionais talentosos, que até então desconhecidos dos palcos Cataguasenses e que, depois das apresentações, puderam se firmar quando puderam conferir o público que assistiu ou participou de alguma forma dos Shows do Projeto", conta.

Como atriz vem fazendo trabalhos em curtas com Emanuel Messias e Eduardo Henriques, produziu e dirigiu a peça de teatro "Os Saltimbancos e a Arca de Noé", com texto de sua autoria.

Em 2016, Eliane inaugurou o Canto Cultural Eliane Carvalho, um espaço dedicado a arte onde ministra suas aulas de música e teatro.


Canto Cultural


O nome Canto Cultural veio para  modernizar o modelo de escola ou conservatório, ou seja, num canto de cultura tudo que envolve arte se encontra. Música, dança, teatro oficinas etc.


Pensando nisso, para o ano de 2017 Eliane contará com o apoio de nomes consagrados e profissionais qualificados para dar andamento aos projetos de cultura em Cataguases.

São músicos de nossa cidade ressalta a Professora. Temos muitos músicos competentes em Cataguases a espera de oportunidade. 

O Canto Cultural trabalha com música para eventos e Cerimônias. Festas de casamentos ou outras cerimônias podem ser agendadas diretamente na escola.


Eliane esta otimista para o ano que vem, com uma equipe talentosa de colaboradores e qualificada que promete muito mais que tradição e fluência, promete profissionalismo e inovação no cenário artístico de Cataguases e convida a todos para conhecer este novo conceito de ensino  de arte.

Eliane Carvalho atua como pedagoga e professora de canto,  técnica vocal direcionada para oratória, articulação e distúrbios da fala e canto. Musicalização infantil, Teatro adulto e infantil, com técnica vocal, escaleta e teclado, arranjos e produção musical.


Colaboradores:





 Fotos: Silvana Fanni fotografia





Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa