quarta-feira, 22 de março de 2017

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Anualmente essa data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este recurso natural que é vital para a manutenção da vida em nosso planeta!

Mas porque a ONU se preocupou com a água se mais de dois terços do planeta Terra é formado por ÁGUA? A razão é que um percentual relativamente baixo dos recursos hídricos, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

Os estudos e pesquisas do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento apontam para o desperdício mundial, médio, de 1.500 km³ de água, anualmente(isso mesmo, são desperdiçados em média cerca de UM BILHÃO E QUINHENTOS MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POTÁVEL a cada ano)!

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) sofrem com a contaminação e desperdício devido à ações predatórias e insustentáveis por parte do homem. Esta situação é preocupante, são recorrentes as notícias relatando crises na disponibilidade hídrica, até mesmo a falta de água para o consumo de grande parte da população mundial. Os transtornos resultantes da falta de água(mesmo que temporária) são um inconveniente difícil de ser administrado(recentemente a crise envolvendo o Sistema Cantareira (que abastece aproximadamente 8,8 milhões de pessoas na região da “Grande São Paulo) alarmou a todos e provocou inclusive conflitos entre governantes de diferentes estados devido à escassez desse precioso recurso! Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

E aí já parou para pensar no que pode ser feito para evitar o desperdício, melhorar a qualidade da água e até mesmo “aumentar” a sua disponibilidade?

Nós do Rotaract Club de Cataguases compartilhamos essa missão com todos os cidadãos nesse “Dia Mundial da Água”!

(Emanuel Menezes)

Graduando de Engenharia Ambiental e Sanitária

Associado Rotaract Club de Cataguases
Fonte: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Whatsapp Mídia Mineira
Farmácias de Plantão em Cataguases
22 - Domingo 23 - Segunda 24 - Terça 25 - Quarta 26 - Quinta 27 - Sexta 28 - Sábado
Droganova São Francisco N. Sra. Aparecida Brasil Sta Tereza Econômica II Atlas
Farmanossa Cataguases Campinho São Mateus Silveira II Silveira (vila) Vasconcelos