quarta-feira, 22 de março de 2017

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Anualmente essa data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionados a este recurso natural que é vital para a manutenção da vida em nosso planeta!

Mas porque a ONU se preocupou com a água se mais de dois terços do planeta Terra é formado por ÁGUA? A razão é que um percentual relativamente baixo dos recursos hídricos, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo).

Os estudos e pesquisas do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento apontam para o desperdício mundial, médio, de 1.500 km³ de água, anualmente(isso mesmo, são desperdiçados em média cerca de UM BILHÃO E QUINHENTOS MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POTÁVEL a cada ano)!

E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) sofrem com a contaminação e desperdício devido à ações predatórias e insustentáveis por parte do homem. Esta situação é preocupante, são recorrentes as notícias relatando crises na disponibilidade hídrica, até mesmo a falta de água para o consumo de grande parte da população mundial. Os transtornos resultantes da falta de água(mesmo que temporária) são um inconveniente difícil de ser administrado(recentemente a crise envolvendo o Sistema Cantareira (que abastece aproximadamente 8,8 milhões de pessoas na região da “Grande São Paulo) alarmou a todos e provocou inclusive conflitos entre governantes de diferentes estados devido à escassez desse precioso recurso! Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

E aí já parou para pensar no que pode ser feito para evitar o desperdício, melhorar a qualidade da água e até mesmo “aumentar” a sua disponibilidade?

Nós do Rotaract Club de Cataguases compartilhamos essa missão com todos os cidadãos nesse “Dia Mundial da Água”!

(Emanuel Menezes)

Graduando de Engenharia Ambiental e Sanitária

Associado Rotaract Club de Cataguases
Fonte: 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
23 Domingo
24 Segunda
25 Terça
26 Quarta
27 Quinta
28 Sexta
29 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Silveira Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N. Sra. Rosário Silveira Farmanossa