terça-feira, 28 de março de 2017

Prefeitura de Viçosa assume gestão do aeroporto

A Prefeitura de Viçosa celebrou o convênio 03/2017 junto ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil  da Presidência da República, no último dia 21, para assumir a gestão do Aeródromo (aeroporto) do município de Viçosa por 35 anos. O extrato do convênio foi publicado no Diário Oficial da União, no dia seguinte.

O interesse do Município pela gestão do complexo aeroportuário do município concretizou-se em abril do ano passado, quando o Executivo Municipal enviou ofício à Secretaria da Aviação Civil, com aquela finalidade. A decisão baseou-se na possibilidade de ampliar o uso do espaço físico do aeródromo com amplo leque de parcerias e, ainda, por que que a falta de um responsável para a gestão poderia levar  ao fechamento definitivo daquele espaço em prejuízo para Viçosa e região. 

Bem antes da celebração do convênio, a  Prefeitura de Viçosa procurou informações acerca da gestão de aeródromos, bem como as possibilidades de intensificação do uso do mesmo. Após alguns meses de avaliação, o Executivo Municipal concluiu pela possibilidade de gestão, ampliação de uso e diversificação de possibilidades que inclui a busca de parcerias para implantação em Viçosa de uma Escola e Pilotagem. Segundo o Superintendente de Gestão Pública e Governança da Prefeitura de Viçosa, Luciano Piovesan Leme, será agendada uma reunião com empresários de Viçosa e da microrregião para discutir a ampliação das atividades do aeródromo municipal, a ampliação de hangar para guarda de aeronaves e melhorias necessárias no local.

Ainda segundo o Superintendente, a Prefeitura está realizando tratativas junto ao Governo de Minas, por meio da CODEMIG, para intensificar e melhorar o uso de linhas de táxi aéreo com destino a Belo Horizonte dentro do programa Voe Minas que contemplou Viçosa com voos regulares nas segundas, quintas e sextas-feiras com destino à Belo Horizonte.

Outra ação que está sendo implementada pela administração municipal diz respeito à busca, junto Governo de Minas, para realização de cessão de uso de espaço físico pertencente ao Instituto Estadual de Florestas – IEF neste município, para a implantação, neste local, de salas de embarque/desembarque, bem como o uso de banheiros por passageiros, uso de salas de aula e auditório para cursos de aviação e outras finalidades para uso de exploração do Aeródromo. Esse edifício construído no Aeródromo Municipal foi inicialmente utilizado para abrigar a Sub-Base Operacional da Força-Tarefa Previncêndio do IEF, mas atualmente está desativado e sem uso pela instituição, sendo que o Estado, por meio da MGS, mantém pessoal apenas para limpeza e guarda do local. 

Para esta finalidade o Prefeito Ângelo Chequer enviou o ofício 216/17 ao Deputado Estadual Roberto Andrade solicitando sua interferência junto à direção do IEF e do Governo de Minas visando realizar convênio para esta cessão o mais rápido possível.

Piovesan informou ainda que o próximo passo do Executivo Municipal será a criação da Coordenadoria de Operações e Manutenção do Aeródromo Municipal, definindo funções e atribuições, bem como criando rubrica orçamentária necessária às atividades de operações e manutenção do aeródromo, bem como outras ações que serão realizadas. Para este fim um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal nos próximos dias.

O processo de repasse da exploração do aeroporto será concluído no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, mediante a celebração de instrumento específico entre a Universidade Federal de Viçosa e o Município,  sendo a UFV partícipe na qualidade de interveniente e proprietária do imóvel em que se localiza o Aeródromo de Viçosa.

Assinaram o documento, Rogério Teixeira Coimbra, Secretário de Política Regulatória de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o Prefeito Ângelo Chequer e a Reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Ferreira Soares.
Assessoria de Comunicação da PMV 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Farmácias de Plantão em Cataguases
13 Domingo
14 Segunda
15 Terça
16 Quarta
17 Quinta
18 Sexta
19 Sábado
Econômica III Droga Minas Coimbra Econômica FarmaCenter São Geraldo Droganova
Brasil Pague Menos Aeropharma Drogaria da Vila N.Sra.do Rosário Silveira Farmanossa